O Projeto Volta Redonda Cidade da Música segue revelando talentos. Em 2019, quatro alunos do projeto passaram para o curso de Música da Universidade do Rio de Janeiro (Unirio) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além deles, outros dois alunos foram aprovados antes mesmo de concluírem o Ensino Médio: Rian Camilo de Paula e Ana Luísa Bento de Souza.
Segundo o clarinetista Rian Camilo de Paula, de 17 anos, morador do bairro Santa Cruz e que há nove anos está no projeto, essa é a grande oportunidade da sua vida. “Eu fiz o vestibular como teste e passei. Agora sei que é isso que quero para mim. Quero trabalhar com música e essa é a minha oportunidade. Meu sonho é tocar em uma orquestra sinfônica”, comemorou o aluno.
Os alunos Brenda Tais da Silva Reis, Maria Eduarda Galdino de Oliveira, Paulo Ricardo dos Santos Oliveira passaram no vestibular da Unirio e Paloma Aparecida dos Santos Oliveira para a UFRJ, ambos para o curso de Licenciatura em Música.
De acordo com a maestrina Sarah Higino, que coordena o Cidade da Música ao lado do maestro Nicolau Martins de Oliveira – fundador do projeto, o resultado mostra como esse trabalho é importante para os jovens da rede pública. “O Projeto Volta Redonda Cidade da Música tem uma tradição sólida não somente na formação de músicos, mas também profissional e uma formação integrada da capacidade intelectual e emocional desses jovens músicos para que possam representar de maneira positiva nossa cidade”, disse a maestrina.
PROJETO
O Projeto Volta Redonda Cidade da Música é desenvolvido em Volta Redonda com alunos das unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre). O projeto, que abre caminho para o conhecimento de música de qualidade e na formação de futuros músicos, é mantido pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, atendendo a mais de 4,5 mil alunos da rede pública de Ensino.