RESENDE
O Comitê de Combate à Dengue de Resende percorreu os imóveis dos bairros do Grande Paraíso neste fim de semana, com vistorias no sábado e domingo, dias 16 e 17, entre 8 e 17 horas. A meta foi eliminar, junto com a população, os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. A ação, que teve sua primeira etapa em fevereiro, visa recolher materiais que podem se transformar em criadouros; identificar e tratar focos domiciliares, além de orientar os moradores sobre medidas preventivas.
A iniciativa, que marca o dia D de combate ao mosquito, é fruto de uma integração entre a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Divisão de Fiscalização e Posturas e da Defesa Civil do município. Além disso, o Comitê conta com a atuação da Cruz Vermelha e da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).
No sábado e neste domingo os agentes percorreram os bairros Paraíso, Cabral, Morro do Cruzeiro, Alambari e Castelo Branco. A meta inicial era visitar 6 mil imóveis, mas devido ao mau tempo a ação deve continuar ao longo desta semana. Cerca de 160 profissionais participaram da mobilização, além de uma frota de máquinas pesadas. Duas retroescavadeiras e oito caminhões utilizados na retirada dos materiais recolhidos dos quintais e das ruas. Além do maquinário oferecido pela prefeitura, a Aman contribuiu com a disponibilidade de outros dois caminhões. “A Prefeitura está promovendo uma mobilização muito grande, são muitas pessoas empenhadas e combater a dengue. A população mais uma vez precisa colaborar e permitir que as equipes façam seu trabalho”, reforça o secretário municipal de Saúde, Tande Vieira. Segundo o governo, durante a atividade equipes instalaram placas em terrenos baldios com o alerta: “Proibido jogar lixo no terreno, sujeito a multa”.
CALÇADÃO E SUPERMERCADOS
E a conscientização segue nesta segunda e terça-feiras, dias 18 e 19, respectivamente. As equipes do Comitê de Combate à Dengue ficarão no Calçadão da Avenida Albino de Almeida, em Campos Elíseos, orientando o público. E nos dias 20 e 21, quarta e quinta-feira, as equipes terão como meta realizar a orientação em supermercados.