Presidente da Câmara de Piraí discute ações na saúde após mais uma morte registrada por demora em atendimento

0

PIRAÍ

Mais uma morte foi registrada na cidade, desta vez no distrito de Cacaria, por conta da demora no socorro. É o que argumentam os familiares de Pedro José Claudino. O assunto foi levantado pelo presidente da Câmara, Alex Joaquim (PP) durante sessão recente e também em reunião com a secretária de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha. Depois da morte de Valdecir Honório, 42 anos, no dia 30 de janeiro, no distrito de Arrozal, a família de Pedro José Claudino também se queixa de demora no socorro no último dia 16 por parte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Familiares contam que o senhor começou a passar mal na noite anterior e a primeira ligação ao Samu foi feita às 5h20min e que depois ligaram às 5h50min e às 6h15min. “Até perguntei se poderia colocá-lo em um carro de passeio e levar ao hospital porque ele estava ficando roxo e me disseram que não. Falavam que estavam chegando, mas demoraram muito. Quando chegaram ele estava morto”, disse um familiar, informando que Pedro teve um infarto.

Em nota, o Samu Médio Paraíba informou que recebeu um chamado às 7h13min com informações que Pedro José Claudino estava sem sinais vitais em sua casa e que prontamente a ambulância foi enviada ao local e constatado que a vítima já estava morta. “O tempo resposta desta ocorrência foi de 17 minutos. Os horários desse chamado estão confirmados no boletim de ocorrência”, diz a assessoria.

O vereador Alex Joaquim já pediu na Secretaria de Saúde, durante reunião, que os áudios sejam solicitados porque há essa informação repassada pela família e outra pelo Samu. “É um serviço que não funciona na nossa cidade. Mas podemos resolver e, isso tenho falado bastante, se a prefeitura colocar ambulâncias 24 horas nos distritos que não contam com uma. É um problema que tem causado mortes em Piraí. A nossa geografia não ajuda o serviço do Samu e infelizmente tivemos mais uma vítima”, disse, completando que está tentando com o prefeito Luiz Antonio (PDT) que seu pedido de veículos nos distritos seja atendido principalmente para as localidades de Cacaria, Jaqueira e Santanésia.

Cacaria fica localizado a 31,9 quilômetros de Piraí, cerca de 37 minutos de distância. O distrito está separado do Centro ainda pela Serra das Araras, local onde sempre acontecem acidentes dificultando ainda mais a chegada do socorro. O Samu tem sua base no Centro.

O vereador Alex Joaquim também está verificando informações a respeito da negligência médica apontada em Arrozal com a morte de Valdecir Honório. Lá, apesar de existir um pronto-socorro, a família conta que o médico responsável não liberou que a ambulância saísse do local para fazer o atendimento justificando que ela é para transferência de pacientes. Enquanto isso, o Samu foi solicitado e demorou cerca de duas horas para chegar ao local. A Prefeitura de Piraí abriu uma sindicância para apurar as responsabilidades. Em nota, o Samu Médio Paraíba informou também que abriu uma sindicância. Existe também um processo criminal aberto na delegacia pela família.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Piraí foi procurada para saber informações a respeito dos casos, mas até o fechamento desta edição ainda não tinha se pronunciado acerca dos questionamentos feitos.

 

 

Deixe um Comentário