>
a voz da cidade presencial 2025

Presidente da Câmara de Piraí discute ações na saúde após mais uma morte registrada por demora em atendimento

Por Carol Macedo
728x90 seguranca

PIRAÍ

Mais uma morte foi registrada na cidade, desta vez no distrito de Cacaria, por conta da demora no socorro. É o que argumentam os familiares de Pedro José Claudino. O assunto foi levantado pelo presidente da Câmara, Alex Joaquim (PP) durante sessão recente e também em reunião com a secretária de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha. Depois da morte de Valdecir Honório, 42 anos, no dia 30 de janeiro, no distrito de Arrozal, a família de Pedro José Claudino também se queixa de demora no socorro no último dia 16 por parte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Familiares contam que o senhor começou a passar mal na noite anterior e a primeira ligação ao Samu foi feita às 5h20min e que depois ligaram às 5h50min e às 6h15min. “Até perguntei se poderia colocá-lo em um carro de passeio e levar ao hospital porque ele estava ficando roxo e me disseram que não. Falavam que estavam chegando, mas demoraram muito. Quando chegaram ele estava morto”, disse um familiar, informando que Pedro teve um infarto.

Em nota, o Samu Médio Paraíba informou que recebeu um chamado às 7h13min com informações que Pedro José Claudino estava sem sinais vitais em sua casa e que prontamente a ambulância foi enviada ao local e constatado que a vítima já estava morta. “O tempo resposta desta ocorrência foi de 17 minutos. Os horários desse chamado estão confirmados no boletim de ocorrência”, diz a assessoria.


O vereador Alex Joaquim já pediu na Secretaria de Saúde, durante reunião, que os áudios sejam solicitados porque há essa informação repassada pela família e outra pelo Samu. “É um serviço que não funciona na nossa cidade. Mas podemos resolver e, isso tenho falado bastante, se a prefeitura colocar ambulâncias 24 horas nos distritos que não contam com uma. É um problema que tem causado mortes em Piraí. A nossa geografia não ajuda o serviço do Samu e infelizmente tivemos mais uma vítima”, disse, completando que está tentando com o prefeito Luiz Antonio (PDT) que seu pedido de veículos nos distritos seja atendido principalmente para as localidades de Cacaria, Jaqueira e Santanésia.

Cacaria fica localizado a 31,9 quilômetros de Piraí, cerca de 37 minutos de distância. O distrito está separado do Centro ainda pela Serra das Araras, local onde sempre acontecem acidentes dificultando ainda mais a chegada do socorro. O Samu tem sua base no Centro.

O vereador Alex Joaquim também está verificando informações a respeito da negligência médica apontada em Arrozal com a morte de Valdecir Honório. Lá, apesar de existir um pronto-socorro, a família conta que o médico responsável não liberou que a ambulância saísse do local para fazer o atendimento justificando que ela é para transferência de pacientes. Enquanto isso, o Samu foi solicitado e demorou cerca de duas horas para chegar ao local. A Prefeitura de Piraí abriu uma sindicância para apurar as responsabilidades. Em nota, o Samu Médio Paraíba informou também que abriu uma sindicância. Existe também um processo criminal aberto na delegacia pela família.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Piraí foi procurada para saber informações a respeito dos casos, mas até o fechamento desta edição ainda não tinha se pronunciado acerca dos questionamentos feitos.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos