RESENDE
Quem visitar a 50ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende (Exapicor Edição Especial) que segue até domingo, no Parque de Exposição Francisco Fortes Filho, na Morada da Colina, não pode deixar de conhecer os produtos dos artesãos que participam do Programa Rio Rural.
A Feira de Artesanato acontece em dois galpões da Exapicor: um no Sertanejo e o outro no Azul, localizado logo na entrada da exposição. No local, artesãos de Resende, Itatiaia, Miguel Pereira, Barra do Piraí, entre outros municípios, estão comercializando seus produtos confeccionados em diversas técnicas, entre elas, sabonetes, bordados, crochê, feltro, patchwork e patchaplic, pintura e colagem em tecido e gesso, além de reciclados como vidros, CDS, MDF, barbantes, caixas de leite, etc. No local, os visitantes poderão encontrar várias peças artesanais, de boa qualidade e com exclusividade. “Estamos com artesãos da área urbana e da zona rural de Resende e de diversas cidades. Eles fazem parte do programa de intercâmbio da Rede de Artesanato Rural da Emater-Rio. Durante todos os dias estarão aqui vendendo seus produtos artesanais”, explicou a extensionista social da Emater-Rio, Maria Cristina Senatore.
Para participar da Feira de Artesanato, a artesã Magda Silva Neri,contou que renovou o estoque. “Estamos muito animados com a Exapicor. É um evento de grande porte que podemos mostrar e vender nossos trabalhos artesanais. Fizemos uma produção extra para garantir que não faltem produtos para os visitantes”, contou a artesã.
O artesão Carlos Mmg, saiu de Miguel Pereira, para mostrar um pouco de seu trabalho de fotoartesanato e velas. Ele foi convidado para participar da Feira de Artesanato. “Minha produção é de quadros em MDF com reprodução de cartazes de filmes e propagandas antigas, além de velas aromatizadas”, disse Mmg, que tem vende quadros raros. “Tenho um quadro com o cartaz da primeira Olimpíada da Era Moderna. A raridade é que ela está escrita em grego”, destacou.