Notas & Notas – 24 de janeiro de 2019

0

RUAS DO JARDIM DAS ACÁCIAS SEM ENERGIA ELÉTRICA HOJE

A Prefeitura de Porto Real informa que nesta quinta-feira, dia 24, todas as ruas do bairro Jardim das Acácias, ficarão sem energia elétrica, no período das 14h30min às 17h30min. O desligamento programado da Enel, concessionária de energia da região, é necessário para execução de serviços de manutenção. Os locais previstos são: Ruas 38, 40 e 41; Rua C; Ruas 15, 17, 28 e 42.

PREFEITO RECEBE NOVO COMANDANTE

O prefeito de Mangaratiba Alan Costa recebeu ontem o novo comandante do 33º BPM, tenente-coronel Marcelo Martins, que assumiu o batalhão recentemente. A reunião contou ainda com a presença do tenente Mouzinho, do tenente Ferreira e do vereador Rodrigo Bondim. O prefeito deu às boas-vindas ao militar e aproveitou para estreitar a relação da PM com o município. “Paralelamente, pedimos uma presença mais ostensiva, vamos pensar em parcerias e estamos à disposição para ser parceiros no que for possível”, disse o prefeito Alan Costa.

VAGA DE EMPREGO EM ITATIAIA

Uma nova vaga de emprego foi disponibilizada ontem pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), em Itatiaia. A oportunidade de emprego é para  vendedor. Os interessados, que atendam o requisito da vaga, devem entregar os currículos das 8 às 12 horas e das 13h30min às 17 horas, na sede do Sine, que fica localizada na Avenida dos Expedicionários, nº 575, Centro. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (24) 3352 6703.

ALERTA SAAE PARA BAIRRO COTIARA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) informa aos usuários que haverá uma paralisação na energia no bairro Cotiara, nesta quinta-feira, dia 24, esse serviço afetará o abastecimento do bairro, pois a Elevatória do Macuco se situa na localidade. A autarquia pede uso consciente e economia de água até que a energia seja restabelecida, a Light (empresa privada responsável pela energia), afirma que o serviço será realizado entre às 13 e 16 horas.

CICLOVIA DO CENTRO DE ANGRA

Mais uma boa notícia para os adeptos de prática esportiva e para aqueles que desejam iniciar uma caminhada ou corrida ao ar livre, visando mais saúde e qualidade de vida.  A Prefeitura de Angra está trabalhando na construção de uma ciclovia que vai interligar o Centro da cidade ao Colégio Naval. Ao todo, serão cinco trechos de ciclovia, com uma extensão de mais de cinco quilômetros e uma área de 1.639,92m². A implantação da primeira parte, que vai da entrada do Cais dos Pescadores até a Praça Amaral Peixoto – Praça do Papão -, será concluída ainda nesta semana, dando mais segurança aos pedestres e ciclistas que trafegam pela área central da cidade.

EXERCENDO PROFISSÃO ILEGALMENTE

Foram flagrados no Sul Fluminense 17 profissionais a frente de atividades físicas no ano de 2018. A informação foi divulgada pelo Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Educação Física (Cref1). Ao todo, em todo estado, foram encontrados 334 falsos profissionais a frente de atividades físicas. Em terceiro lugar, ficou o Norte e Noroeste do estado com 21 casos, seguido pela Baixada Litorânea, que compreende a Bacia de São João e Região dos Lagos, com 20 casos, a Sul Fluminense (17) e a Costa Verde (com seis casos).

AÇÕES DO ÓRGÃO

Segundo a supervisora de Fiscalização do CREF1, Giovanna Pereira, as ações da fiscalização têm por objetivo defender a sociedade e zelar pela qualidade dos serviços profissionais oferecidos, através da habilitação, regulação e fiscalização do exercício profissional de Educação Física. “Ter a presença do profissional de educação física em locais onde se pratica as mais variadas formas de atividade física, como academias, estúdios, clubes, entre outros, além de obrigatória, é fundamental, pois ele irá orientar de forma segura e eficiente a prática de exercícios”, disse.

IRREGULARIDADES 

Além dos casos de exercício ilegal, o DeFis também constatou outras 66 irregularidades em estabelecimentos do estado. Entre elas, 23 não tinham responsável técnico nomeado junto ao CREF1, 18 não possuíam registro de Pessoa Jurídica, 11 salas estavam desprovidas de profissionais e 14 profissionais atuavam fora de sua área de habilitação. Todos os casos de exercício ilegal foram encaminhados ao Ministério Público e os estabelecimentos irregulares estão com processos em andamento no Departamento Jurídico do CREF1.

OBRAS EM GINÁSIO

Foto: Divulgação


O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, retomou as obras para a construção do Ginásio Poliesportivo do Parque Maíra. A obra na área de lazer do bairro, onde funcionava uma quadra, teve início em agosto de 2013 e tinha previsão de entrega para dezembro de 2014, mas se encontrava paralisada. A retomada das obras foi possível após reuniões entre Prefeitura de Pinheiral e a Caixa Econômica Federal. O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, destacou a importância de devolver para a população do bairro uma área de lazer estruturada.

CONCLUSÃO

A previsão é que a obra seja concluída até o final deste ano. O ginásio poliesportivo do bairro Parque Maira contará com arquibancadas, vestiários, banheiros com acessibilidade, vestiários equipados com chuveiros, setor administrativo, depósito e palco para apresentações culturais.

ESTREITANDO LAÇOS

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, se reuniu ontem, dia 23, em seu gabinete, no Palácio 17 de Julho, no bairro Aterrado, com a nova comandante do 28º BPM, Luciana Rodrigues, com o coronel Maia, que comanda 5º Comando de Policiamento da Área (CPA) da Polícia Militar, o delegado titular da 93º DP, Franquis Nepomuceno, além do comandante da Guarda Municipal Paulo Henrique Dalboni. O objetivo foi estreitar os laços entre as instituições e o poder municipal para a segurança pública do município. O prefeito Samuca Silva, enfatizou a importância de trabalhar em conjunto para garantir a segurança da população. O coronel Maia, destacou que a Policia Militar pretende trabalhar dando apoio e segurança à cidade. A tenente coronel, Luciana Rodrigues, se colocou a disposição de todos e mencionou o trabalho da Guarda Municipal.

OBRAS DA ARENA ESPORTIVA

A Arena Esportiva de Volta Redonda, em fase final de obras na Avenida Nossa Senhora do Amparo, no bairro Voldac, recebeu a visita de equipes das secretarias municipais de Infraestrutura e de Esporte e Lazer na terça-feira, dia 22. O objetivo foi avaliar a finalização das obras da Arena, prevista para terminar dia 30 de janeiro, conforme solicitação do prefeito Samuca Silva. Segundo o secretário municipal de infraestrutura, Toninho Oreste, dentro do prazo determinado pelo prefeito, a obra estará concluída para ser inaugurada. Uma equipe de cerca de 50 pessoas da secretaria está trabalhando, junto com a empresa contratada, na finalização dos serviços de pinturas, implantação de gramados, remoção de entulhos das obras e mato e nos pequenos acabamentos.

PREFEITO ENTREGA NOVA QUADRA POLIESPORTIVA

Foto: Gleisiane Carvalho/PMR


O prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) entregou, na noite de terça-feira, para a comunidade do distrito de Engenheiro Passos, situado a cerca de 30 quilômetros da área urbana, uma quadra poliesportiva, que fica na Praça da Cohab. Cerca de 250 pessoas estavam presentes na cerimônia, dentre elas o presidente da Câmara de Vereadores de Resende, Edson Miranda, o Peroba (PPS) e seu companheiro de partido, o vereador Sandro Ritton, além dos vereadores Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos e Soraia Balieiro, ambos do PSB e secretários. Para complementar as atrações da inauguração, alunas do projeto de dança Estação Engenheiro Passos se apresentaram, logo após a performance da Corporação Musical do local.

ATIVIDADES E LAZER

A quadra poliesportiva está localizada na Praça da Cohab, tem estrutura completa para a prática de diversas modalidades esportivas, como basquete, vôlei e futebol. O nome de batismo do espaço é uma homenagem feita a Diogo Patrick Nunes de Souza, morador do local, que faleceu de pancreatite no dia 10 de março do ano passado. O homenageado era frequentador assíduo da Praça da Cohab, local que foi transformado para conferir ainda mais benefícios à população. A partir de agora todas as famílias do local vão poder praticar atividades em uma estrutura segura e confortável, algo em falta até então no distrito.

NOVIDADES PARA O DISTRITO

Durante o discurso de inauguração da quadra, Diogo Balieiro anunciou mais novidades para a população de Engenheiro Passos. Ao citar a revitalização do Posto de Saúde da Família, o prefeito anunciou que a unidade terá uma ampliação no atendimento de profissionais especializados em diversas áreas importantes da saúde. A unidade já contaria, naturalmente, com especialistas em ginecologia, odontologia e um médico clínico disponível diariamente. O esforço para fortalecer a unidade, de acordo com ele, tem como objetivo poupar a população do deslocamento até o centro do município.

GUARDAS MUNICIPAIS DE QUATIS SÃO CAPACITADOS

Os Guardas municipais de Quatis aprovados para o grupamento ambiental da corporação participaram na manhã de quarta-feira, dia 23, de uma das capacitações visando aprimorar os conhecimentos dos agentes que farão parte deste segmento. Na capacitação realizada no auditório da Prefeitura, os membros da corporação participaram de palestra com o tema “Captura de animais peçonhentos”. O biólogo Vanderlei Rodrigues Pereira, do Instituto Vital Brazil, ministrou a formação, promovida através de uma ação conjunta entre a Secretaria de Meio Ambiente do município e a Guarda Municipal. O grupamento ambiental vai atuar na prevenção e no combate às infrações do meio ambiente.

REVITALIZAÇÃO SINALIZAÇÃO

A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda (SMTMU) começou nesta semana a revitalização da sinalização do entorno de 102 escolas municipais. O objetivo é deixar mais seguro os locais e pintar as faixas de pedestre que ficam em frente às unidades escolares antes de voltar o ano letivo. Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Maurício Batista, essa é uma ação de segurança, para tornar a volta às aulas mais tranquila. Disse que a equipe está pintando as faixas de pedestre e onde ainda não tinha está sendo colocada. Ele contou que a área escolar é realmente mais intensa com um fluxo alto de carros e vans, por isso deve ter uma sinalização adequada.

CAPACITAÇÃO INÉDITA

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), promoveu nesta semana a segunda etapa da capacitação para funcionários da Light que realizam poda de árvores no município. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, a parceria com a concessionária de energia elétrica é inédita no interior do estado e vista a qualificação do serviço. Disse o secretário que a secretaria resolveu fazer um curso específico para demonstrar a melhor maneira de fazer a poda. Foram oito horas de atividade teórica e agora está com a atividade de campo com todos os funcionários.

AULA PRÁTICA

A aula prática da segunda etapa da capacitação para funcionários da Light que realizam poda de árvores em Volta Redonda aconteceu, esta semana, na Rua Artur Luiz Corrêa, no bairro Barreira Cravo, e teve instruções sobre avaliação de manejo, corte correto, poda de formação, poda de limpeza, poda de redução, além de contar com o uso de caminhão com cesto telescópico (duplo), motosserras, equipamentos de proteção individual, facão, caminhão de apoio (entulhos). Após a atividade de campo, haverá um trabalho de monitoramento e inspeção.

TRÁFICO NA PRAÇA

Terça-feira, dia 22, após denúncia de tráfico na Praça da Ponte, em Miguel Pereira, um jovem foi preso com sete sacolés contendo cocaína, R$ 210 em espécie, quatro relógios, um cordão dourado e dois celulares. Diante dos fatos, ele foi encaminhado para a 96ª Delegacia de Polícia, sendo autuado por tráfico no artigo 33 do Código Penal (CP).

WORKSHOPS TIRAM DÚVIDAS

Teve início em Angra dos Reis uma série de três workshops que serão realizados pelo município com o objetivo de sanar as dúvidas da população sobre a Lei de Incentivo à Cultura e o Edital do Fundo Municipal de Cultura.  O primeiro encontro aconteceu no Centro Cultural Theophilo Massad, no Centro da cidade. Os próximos workshops serão realizados na próxima segunda-feira, às 19 horas, no Espaço Mambucaba Cultura e Arte, na Vila Histórica de Mambucaba; e na terça-feira, às 19 horas, na Casa de Cultura Constantino Cokotós, na Vila do Abraão, na Ilha Grande.

DADOS DO SUS

No ano passado, mais de 680 mil pessoas foram internadas com pneumonia no país, no SUS. Ao lado da pneumonia, segundo a Organização Mundial de Saúde, o vírus influenza também preocupa: responsável pela gripe, ele atinge anualmente entre 5% e 10% da população mundial. Embora seja considerada uma doença benigna, não se deve esquecer que a gripe apresenta muitas complicações. O problema é que a dúvida entre pneumonia e gripe ocorre porque elas têm alguns aspectos parecidos e ambas acometem as vias respiratórias, porém com características distintas.

Um Fato na Foto

EMPATANDO O TRÂNSITO

Foto: Divulgação


É sabido que as ruas de Volta Redonda estão a cada dia mais lotadas de carros. Com isso, o trânsito segue muito mais tumultuado.  Não bastasse a grande quantidade de veículos, muitos motoristas não colaboram. Prova disso foi o flagrante feito nesta semana por um transeunte a um motorista de um ônibus que, em horário de pico, seguia pelo bairro Ponte Alta. Segundo o flagrante, o trânsito ficou totalmente parado por alguns minutos porque um ônibus parou fora da baia do ponto para pegar passageiros e adiantar o seu lado. Enquanto isso, quem seguia na mesma direção foi obrigado a permanecer parado. Os reclamantes garantem que isso não é novidade, pois dificilmente os motoristas entram no recuo e, muitas vezes ultrapassam outros ônibus.

Deixe um Comentário