Foi deflagrada na manhã desta terça-feira, 16, pela Polícia Federal (PF), em conjunto com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPERJ) e as polícias Civil e Militar, uma operação contra o tráfico de drogas. Policiais de várias unidades policiais da região estão nas ruas para cumprir 59 mandados de busca e apreensão, além de 57 mandados de prisão preventiva expedidos pela 2ªVara Criminal em Volta Redonda.
A operação, denominada “Síderos”, foi deflagrada depois de um período de investigações que apontam que traficantes pagavam propina para que policiais permitissem a livre venda de drogas em Volta Redonda. As operações contam com a participação de 700 agentes de segurança e apoio do Batalhão de Choque e do 28º BPM. Participam da operação 310 policiais federais, 38 agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do MP-RJ e cerca de 300 policiais da PM. Várias viaturas da PF já seguiram em direção aos bairros Belmonte e Siderlândia.
De acordo com as primeiras informações do Ministério Público, a Operação Sideros que está sendo realizada na região, a partir de elementos coletados na fase final da denominada Operação Camará, deflagrada pela PF no segundo semestre de 2017, também no combate a crimes ligados ao tráfico de entorpecentes.
Os dados indicaram a existência de ramificações da quadrilha investigada em Resende e na capital fluminense. O MP ressalta que os investigados remetiam valores da chamada “caixinha” para Resende, onde é baseada a liderança Sul Fluminense de um grupo criminoso que operava vinculado à importante facção criminosa de tráfico de drogas e de armas no Estado do Rio de Janeiro.Durante as investigações, a PF verificou que o alcance territorial da atuação do grupo incluía diversos bairros de Resende estendendo-se para as localidades Divisa, Belmonte, Jardim Belmonte, Retiro, Água Limpa e Siderlândia.
Segundo o MP, 32 policiais do 28° Batalhão da Polícia Militar estão com mandados de prisão expedidos, o que equivale a quase 20% do efetivo da unidade.
Uma equipe do A VOZ DA CIDADE está na Polícia Federal acompanhando toda a operação e trará mais informações a qualquer momento.