RESENDE
O sábado será um dia de oportunidades para quem não encontra tempo na rotina do meio de semana para realizar suas compras no comércio de Campos Elíseos. Com a perspectiva de ampliar as vendas a maioria dos comerciantes dos estabelecimentos situados no Calçadão da Avenida Albino de Almeida, Rua Alfredo Whately, Rua Gulhot Rodrigues, Avenida Marechal Castelo Branco e adjacências, pretendem funcionar neste dia 6 no horário entre 9h e 17h. Habitualmente, aos sábados as lojas fecham às 14 horas.
Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Resende e Itatiaia (Sicomércio), André Luis Amendola da Silva, a expectativa é que as vendas aumentem no setor varejista. “A ideia surgiu entre os comerciantes e incentivamos, entendendo que é justa a categoria melhorar as vendas. O ato é legal, porque as lojas adotam compensação de horários e algumas até turnos no seu expediente. A CLT define que a empresa deve respeitar a carga horária máxima de 44 horas semanais, divididas em oito horas diárias de trabalho, com o máximo de duas horas extras”, argumenta.
Na prática, os lojistas estão incentivando que seus funcionários adotem horários flexíveis no meio de semana para compensar o trabalho no sábado, sem custos extras. “É como se fosse um teste que os comerciantes pretendem realizar neste sábado, dia 6. O Sicomércio frisa que este horário deste sábado será comunicado às autoridades de segurança, ampliando o apoio ao lojista e aos consumidores”, adianta Amendola que enviou ofício do Sicomércio ao Comando do 37º Batalhão da Polícia Militar informando o expediente lojista neste sábado.
TURNO
As principais lojas da cadeia varejista como as dos segmentos de móveis, eletroeletrônicos, calçados e eletrodomésticos já adotam sistema de horas em turnos de trabalho aos sábados. As lojas de porte pequeno e médio, como dos setores de acessórios, beleza, vestuário e serviços devem seguir a expectativa de manter as portas abertas até às 17 horas projetando que na semana seguinte, ocorrerá novo feriado prolongado do Dia das Crianças e a Padroeira do Brasil. Drogarias e farmácias já mantém sistema diferenciado até às 22 horas, inclusive algumas com padrão 24 horas.
A gerente comercial de um magazine na Albino de Almeida, está confiante no reforço das vendas neste sábado com horário extra. “É uma iniciativa interessante, mas não padronizada, rigorosa. A intenção é seguir entre 9 horas e 17 horas, mas claro, vamos analisar o ritmo dos consumidores, o movimento nas lojas vizinhas e pode ocorrer de fechar mais cedo caso o movimento não esteja favorável. A projeção é de grande fluxo de clientes visando inclusive as vendas para o Dia das Crianças, que apesar de não ter o mesmo apelo do Dia das Mães e Natal sempre gera boas vendas de calçados”, frisa Marlúcia Moreira.
DIA DAS CRIANÇAS
A semana seguinte será de um dia útil a menos para o comércio, sendo o feriado do dia 12 na sexta-feira. Ainda assim, a projeção é de crescimento em torno de 5% perante o mesmo período de vendas em 2017. “Com esta expansão no horário a tendência é alavancar as vendas no comércio varejista em torno de 5% visando o Dia das Crianças perante o ano anterior. Caso seja de fato um sucesso, a experiência desse novo horário de sábado em Campos Elíseos pode ser adotado com mais frequência e quem sabe, até incentivar a prática por lojistas de outros centros comerciais como no Manejo, Centro. Lembro que a região da Cidade Alegria com seu comércio de bairro, os lojistas adotam horário diferenciado aos sábados na concorrência alternativa com Campos Elíseos”, finaliza Amendola.