O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, e a secretária de Juventude, Esporte e Lazer, Rose Vilela, participaram ontem da abertura oficial dos Jogos Escolares de Barra Mansa 2018 (Jebam), que foi realizada na quadra do Instituto Cultural Municipal, no Centro, e reuniu mais de 800 pessoas, incluindo professores, pais e alunos das 35 escolas que participarão da edição deste ano.
O evento contou com apresentação do projeto Música nas Escolas, coreografia pelo grupo Dança & Magia e do Colégio Municipal Prefeito Marcello Drable, além da tradicional volta com a Tocha Olímpica. O juramento do atleta foi feito pela aluna Anne Miraglia, do Colégio Verbo Divino.
As competições terão início no próximo domingo, dia 23, com lutas de taekwondo, e terminam no dia 27 de outubro.
Estiveram presentes a vice-prefeita, Fátima Lima; o subsecretário de Educação, Ricardo Rosas; o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo; o diretor executivo do Saae-BM, Fanuel Fernando; o comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir; o diretor de Extensão e Educação Continuada do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Luis Fernando Vitorino, e alguns vereadores.
Para Rodrigo Drable, a tradição do Jebam é um fator a ser destacado e o evento pode ser um diferencial na vida dos alunos. “Barra Mansa ficou oito anos sem realizar o Jebam, mas atividades como essa são manifestações importantes que não podemos deixar acabar. Com a dedicação dos alunos e professores poderemos realizar uma competição cada vez maior a cada edição”, destacou o prefeito, desejando que os jogos sejam um sucesso de participação e um reconhecimento à amizade.
A secretária de Juventude, Esporte e Lazer, Rose Vilela, reafirmou o compromisso do Jebam de realizar uma competição do bem, sem rivalidade e que pregue a paz. “Nosso intuito não é estimular a rivalidade entre as escolas, mas de promover a integração entre as instituições e alunos que talvez nunca teriam a oportunidade de jogar juntos. Em tempos de intolerância em diversos setores da sociedade, o esporte é uma importante ferramenta de confraternização e de paz”, disse Rose.