>
728x90 vacina (1)

Paraty em Foco reúne profissionais e amadores da fotografia

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv resende 970x150

PARATY

Tem inicio hoje a 14ª edição do Paraty em Foco. O evento reunirá profissionais e amadores de todas as tribos para trocar conhecimentos em workshops, leituras de portfólio e palestras, mediante inscrição paga, além de um rico circuito de exposições e intervenções, tenda de projeções e outros eventos gratuitos. A programação completa está no site www.pefparatyemfoco.com.br. As atividades seguem até domingo, dia 23.

Um dos principais eventos de fotografia do Brasil, o PEF vai, pela primeira vez em sua história, expor e colocar à venda fotografias cuja renda será revertida para uma ONG que cuida do meio ambiente. Serão cinco imagens originais de Sebastião Salgado da Serra do Amolar, um dos lugares mais belos e isolados do Pantanal, clicadas para o projeto Gênesis. Outras três fotografias foram doadas por Araquém Alcântara e também estarão à venda. O beneficiário é o Instituto do Homem Pantaneiro. O valor das obras, que ficam expostas na Sala Samuel Costa, na Casa da Cultura até o dia 14 de outubro, será negociado diretamente com os interessados.


Praças com arte

A exposição externa de maior destaque do festival acontece na quadra da Praça da Matriz e reúne os 20 trabalhos finalistas na Convocatória Portfólio em Foco 2018, sendo dez ensaios e dez fotos únicas. É um amplo panorama de tendências e de trabalhos emergentes. Este ano, a iniciativa teve 920 inscritos, entre brasileiros e estrangeiros. Participam dessa exposição os fotógrafos Ana Palacios, Beto Skeff, Constanza Portnoy, Eric Gomes, Gisele Martins, Hesíodo Góes, Javier Alvarez, João Barim e Tamara Barim, José Roberto Bassul, Julián Rovagnati, Juliana Sant’Anna, Leandro Salles, Luciano Díaz, Luisa Medeiros, Maria Gutierrez, Maurício Scerni, Murilo Rafael, Renan Branco e Robério Braga.
Montada na lateral da exposição da Convocatória Portfólio em Foco, uma exposição de grandes proporções homenageia Maureen Bisilliat, e traz imagens da série A João Guimarães Rosa, realizada pela fotógrafa na década de 1960 em viagens nas quais ela refez os passos do grande escritor mineiro ao recolher histórias para Grande Sertão: Veredas. Parte significativa da obra de Maureen Bisilliat se desenvolveu a partir desse diálogo com a literatura. A mostra tem patrocínio do Instituto Moreira Salles (IMS).

No estacionamento do Instituto Trilha da Arte & Educação (Itae), em uma das laterais da Praça da Matriz, Araquém Alcântara comemora 50 anos de fotografia com uma mostra externa. São 18 imagens em preto e branco da série Brasileiros. O fotógrafo é importante documentarista da biodiversidade e da cultura brasileiras. A exposição é realizada em parceria com o Sesc Paraty.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos