ITATIAIA
O prefeito de Itatiaia, Kaio Márcio Resende de Paiva, participou na noite de segunda-feira, dia 2, da aula inaugural dos cursos de Assistente de Operações em Logística e Assistente de Controle de Qualidade, oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
As capacitações acontecem nos Colégios Municipais Reinaldo Maia Souto e Ana Elisa Lisboa Gregori, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Itatiaia, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Senai. Ao todo, 56 alunos já estão inscritos nesta primeira etapa.
Segundo o prefeito, a chegada dos cursos representa um marco para o município. “É uma conquista inédita para Itatiaia. Pela primeira vez na história, cursos do Senai estão sendo oferecidos na cidade”, afirmou Kaio Márcio.

Cursos são realizados no período noturno – Divulgação PMI
O curso de Assistente de Operações em Logística é realizado no Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto, com carga horária de 180 horas. Já o curso de Assistente de Controle de Qualidade acontece no Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori, com carga de 200 horas. Ambos são ministrados no período noturno, de segunda a sexta-feira, ampliando as oportunidades para quem busca qualificação profissional sem comprometer o horário de trabalho.
De acordo com o chefe do Executivo, a iniciativa começou a ser articulada antes mesmo do início do mandato. A proposta inicial era a construção de uma unidade do Sesi/Senai no município, mas, para acelerar a oferta de capacitação, a alternativa encontrada foi utilizar a estrutura das escolas municipais. “Fico muito feliz em concretizar esse sonho de trazer esses cursos para Itatiaia. Como a construção do espaço demandaria mais tempo, optamos por iniciar as aulas nas escolas e garantir que a população tivesse acesso imediato à qualificação”, destacou. Ele ainda disse que nesta semana, os uniformes dos alunos serão entregues.
O prefeito também agradeceu à equipe técnica do Senai e reforçou o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda. “A iniciativa integra as ações das Secretarias Municipais de Trabalho, Emprego e Geração de Renda e de Desenvolvimento Econômico, com foco na formação de mão de obra qualificada e no fortalecimento do mercado local”, complementou.