Bloco da Vida traz o enredo ‘Baile de Máscaras’ para a avenida em Volta Redonda

Maior bloco da Melhor Idade do Brasil vai agitar o bairro Vila Santa Cecília neste sábado, dia 14, com cerca de 600 componentes a partir das 20 horas

Por Tânia Cruz
notasvr bloco da vida traz o enredo ‘baile de mÁscaras’ divulgaÇÃo

VOLTA REDONDA
Primeiro e maior bloco carnavalesco da Melhor Idade do Brasil, o Bloco da Vida vai desfilar neste sábado, dia 14, a partir das 20 horas, na Rua 14, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, reunindo cerca de 600 componentes, divididos em 13 alas, incluindo bateria, além de quatro carros alegóricos. Para o Carnaval 2026, o tradicional bloco levará para a avenida o enredo ‘Baile de Máscaras’. “Será um desfile com elegantes minuetos, avançando pelos continentes, mostrando como as máscaras atravessaram épocas e culturas, assumindo funções que vão do sagrado ao lúdico, do ritual ao artístico e ao social. O objetivo é reforçar esse caráter histórico-cultural do Bloco da Vida, um dos maiores símbolos do Carnaval de Volta Redonda”, afirmou o carnavalesco Paulo Bernardo.
O samba-enredo, que terá à frente João Felipe como intérprete oficial e compositor, além da equipe de harmonia com o cantor Sérgio Luiz, Reco do Cavaco (Edson Oliveira) e Júlio Cocó no cavaquinho, e Magno Batista da Silva no violão – convida o público a uma viagem pela história e pelos significados das máscaras – artefato milenar presente em cerimônias religiosas, manifestações culturais, festas, eventos, decorações e rituais de diferentes povos e civilizações ao longo do tempo. “A letra do samba nos leva a um grande baile pela história, fazendo referências como Veneza, a Grécia Antiga e os rituais africanos, mostrando esse fascínio da humanidade pelas máscaras e seus simbolismos. Fala de emoção, identidade e liberdade de expressão no Carnaval, um espaço onde todos podem ser o que quiserem, por trás da máscara da ilusão”, detalhou Paulo Bernardo.
O coordenador do Bloco da Vida, Ricardo Ballarini, destaca, ainda, o reconhecimento do bloco por seus enredos criativos e pelo reaproveitamento de materiais na confecção de fantasias e alegorias. “A proposta é juntar arte, sustentabilidade, inclusão social e economia, levando saúde, convivência e alegria para a nossa Melhor Idade. Sem falar na alegria e encantamento que o bloco proporciona ao público que assiste, além de fortalecer a identidade cultural do Carnaval de Volta Redonda”, explica Ballarini, lembrando que o bloco terá um segundo desfile previsto para o dia 28 de fevereiro, também no mesmo local, contando novamente com a participação da escola de samba campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro.
Fundado em 1998, o Bloco da Vida reúne foliões com mais de 55 anos e é formado, em sua maioria, por participantes de projetos voltados à Melhor Idade desenvolvidos pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer (Smel), Assistência Social (Smas) e pela Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), por meio da Academia da Vida Oscar Cardoso. Ao longo de sua trajetória, o bloco já chegou a reunir cerca de 1,5 mil componentes.

Samba-Enredo – Carnaval 2026
Intérprete oficial e compositor: João Felipe
Harmonia:
Cantor: Sérgio Luiz
Cavaquinho: Reco do Cavaco (Edson Oliveira) e Júlio Cocó
Violão: Magno Batista da Silva
Bloco da Vida – “Baile de Máscaras”
Nesta festa eu vou me acabar
Lá vem Veneza com seu baile encantado
Bota a máscara e vem sambar
Tem mistérios e segredos no clarão do luar
Mistérios que vou desvendar
Quem é você? Eu sou Colombina
E você, quem é? Eu sou Arlequim
Tu és a dama mais linda do salão
A flor mais bela do meu jardim
Bis
O riso e o drama em cena coroado
Na Grécia nasceu a emoção
Da dor e da glória
A máscara fez um retrato na história
Dos povos da Terra um canto ecoou
Na África antiga o rito dançou
É milenar a sua marca em cada povo
Um manifesto de expressão cultural
Em cada civilização
Eu posso ser o que eu quiser
Por trás de você
Neste Carnaval da ilusão
Refrão
Tira a máscara, Brasil tropical
A melhor idade é meu sonho real
Cores e tambores, um brilho no olhar
No Bloco da Vida, o baile vai começar

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos