VOLTA REDONDA
Com a chegada do Carnaval, as ruas de Volta Redonda ganham cor e movimento e o comércio local se prepara para atender a alta demanda por acessórios, fantasias e produtos temáticos. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) estima um aumento de cerca de 10% nas vendas deste setor, se comparado ao mesmo período do ano passado. O crescimento se reflete principalmente em lojas especializadas, confecções, armarinhos e outros estabelecimentos que oferecem itens voltados à folia.
De acordo com a CDL-VR, a procura por artigos como fantasias, maquiagens, adereços e camisetas personalizadas tende a crescer consideravelmente nos dias que antecedem a festa. Para o presidente da CDL-VR, Giovani Freitas Ferreira, o Carnaval é uma data crucial para o varejo. “É um momento em que o comércio se movimenta, as lojas se reinventam e o setor de vendas é aquecido”, afirmou, destacando o otimismo no comércio local. A expectativa é que, com consumidores empolgados, o comércio esteja bem preparado, oferecendo uma grande variedade de produtos com preços acessíveis e boas condições de pagamento.
Além das lojas de roupas e acessórios, bares e restaurantes locais também entram no clima da festa, com eventos temáticos e promoções especiais. “Os bloquinhos de rua e as festividades na cidade e cidades vizinhas também ajudam a movimentar ainda mais o comércio”, completou Giovani. No setor supermercadista, as vendas também devem aumentar, atendendo tanto aos consumidores locais quanto àqueles que planejam viajar para aproveitar o feriado.
A legislação referente ao funcionamento do comércio durante o Carnaval também foi esclarecida pelo Sindicato do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Volta Redonda (Sicomércio-VR). No próximo dia 17, que é feriado estadual, as empresas poderão operar apenas se houver a devida autorização, com a retirada do Termo de Abertura junto ao Sicomércio-VR. Nos outros dias do período carnavalesco, o funcionamento será opcional para os empresários.
O presidente do Sicomércio-VR, Levi Freitas, enfatizou a importância de seguir as regulamentações. “O Termo de Abertura oferece segurança jurídica tanto para os empresários quanto para os colaboradores”, explicou o presidente, lembrando que o Sicomércio está disponível para esclarecer dúvidas e orientar os lojistas durante o período de festas, podendo ser contatado pelo telefone (24) 3347-1330. A entidade também fez um apelo aos consumidores para que incentivem o comércio local, contribuindo para o fortalecimento da economia e a geração de empregos e renda na cidade.
Carnaval aquece vendas de fantasias e acessórios em Volta Redonda
Comércio local projeta crescimento nas vendas de itens temáticos, com previsão de alta de 10% em comparação ao mesmo período do ano passado
A variedade de fantasias e acessórios à venda nas lojas de Volta Redonda promete colorir o Carnaval 2026 – Tania Cruz

