ANGRA DOS REIS
Nesta sexta-feira, 6, a Justiça Itinerante do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estará em Angra dos Reis, no bairro Bracuí, para uma ação social, de 9 às 15 horas. A iniciativa vista ampliar o cadastramento e a inclusão eleitoral dos povos indígenas e quilombolas da região. Nas eleições deste ano, pela primeira vez, um local de votação funcionará no Colégio Estadual Indígena Karai Kuery Renda, localizado em Bracuí.
Moradores do Quilombo Santa Rita e da Aldeia Sapukai poderão, com a ação, transferir o local de votação para votar mais próximo de casa, além de solicitar a primeira via do título, entre outros serviços eleitorais. Em outubro de 2025, a Justiça Itinerante do TRE-RJ esteve no local, em ação que atendeu quase 160 indígenas da Aldeia Sapukai.
Também participarão da ação outros órgãos, como o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Defensoria Pública do Estado do Rio e Detran-RJ. A organização é do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).
Será possível requerer serviços de emissão da carteira de identidade, segunda via de certidão de nascimento e atendimento do CRAS móvel. Também estarão disponíveis serviços como correção de erros em certidões de nascimento ou casamento, registro de paternidade, pedidos de guarda judicial ou pensão alimentícia, divórcio, alteração de nome ou gênero na certidão de nascimento, entre outros. Para a realização de qualquer serviço, é necessário possuir a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.