VOLTA REDONDA
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) promoveu, na noite de quinta-feira, dia 29, uma reunião com moradores do bairro 249, reforçando a estratégia de segurança de proximidade e o diálogo direto com a população de Volta Redonda. O encontro ocorreu no Ginásio Poliesportivo Abraham Medina e teve como foco a apresentação do sistema municipal de segurança pública, os avanços obtidos nos últimos anos e o projeto de videomonitoramento do município, o ‘Cidade Monitorada’.
A reunião foi conduzida pelo secretário Municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Barbosa. Na ocasião, ele detalhou o funcionamento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e destacou o sistema de segurança pública do município na prevenção e no combate à criminalidade, que envolve tecnologia, integração entre forças de segurança e a participação da população.
Coronel Henrique, ressaltou que a aproximação com os moradores é fundamental para tornar as ações mais eficazes e alinhadas às demandas reais dos bairros. “Nosso objetivo é apresentar o sistema de segurança, ouvir a população e construir soluções em conjunto. Segurança pública é resultado de planejamento, investimento e presença do Poder Público e a participação ativa da sociedade. Volta Redonda tem avançado porque investe em tecnologia, integração e diálogo com os moradores. Afinal, só existe sucesso na segurança pública com a participação da sociedade”, afirmou Coronel Henrique.
‘Cidade Monitorada’
Um dos principais temas abordados foi o fortalecimento do projeto “Cidade Monitorada”, que já conta com mais de duas mil câmeras espalhadas pela cidade, sendo cerca de 350 equipamentos particulares integrados ao sistema público. A iniciativa permite que moradores e comerciantes contribuam, de forma voluntária e sem custos, com o compartilhamento de imagens externas de suas câmeras, ampliando a capacidade de monitoramento e auxiliando em investigações, na elucidação de crimes, em acidentes de trânsito e em casos de desaparecimento de pessoas.
Durante o encontro, Coronel Henrique incentivou a adesão da comunidade ao projeto, destacando que a colaboração da população potencializa o alcance das ações preventivas. “Não conseguimos estar fisicamente em todas as ruas ao mesmo tempo, mas podemos contar com o apoio do cidadão de bem. Cada câmera integrada, cada informação compartilhada e cada parceria firmada fortalecem a segurança de toda a cidade”, completou o secretário.
A reunião no bairro 249 faz parte de uma série de encontros promovidos pela Semop em diferentes regiões de Volta Redonda, com o objetivo de ampliar o diálogo com moradores, apresentar resultados, ouvir demandas locais e fortalecer a segurança da cidade.

