BARRA MANSA
A forte chuva registrada na tarde desta segunda-feira, dia 26, voltou a causar transtornos em Barra Mansa, ampliando os impactos já provocados pelo volume elevado de precipitações durante o fim de semana. Entre as ocorrências mais graves está o desabamento de um muro de contenção no bairro Siderlândia, que comprometeu a estrutura de uma residência e deixou quatro pessoas desalojadas.
Além do desabamento, moradores do Siderlândia também enfrentaram pontos de alagamento em diferentes ruas do bairro. Pequenos registros de acúmulo de água também foram identificados na área central da cidade, sem maiores danos.
Os problemas desta segunda-feira se somam às ocorrências do fim de semana, quando a cidade já havia registrado nove pessoas desalojadas em razão das chuvas. Segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), o acumulado de chuva em Barra Mansa chegou a aproximadamente 164 milímetros no período.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, bairros como Nova Esperança e Boa Sorte foram afetados pela elevação do nível do Rio Barra Mansa. Com cota de transbordo estabelecida a partir de dois metros, o rio atingiu a marca de três metros, sem provocar impactos significativos às residências.
O balanço da Defesa Civil aponta ainda 14 deslizamentos de terra, seis quedas de árvores, duas quedas de postes, um desabamento de muro e duas interdições parciais de vias em diferentes regiões do município. Ao todo, dois imóveis residenciais e um comercial foram interditados por risco estrutural.
As famílias desalojadas foram encaminhadas para casas de parentes, não havendo necessidade, até o momento, de utilização de abrigos temporários.