RIO DE JANEIRO
Dezembro Verde é uma campanha anual de conscientização que alerta sobre o abandono e os maus-tratos de animais, especialmente no período de férias e festas de fim de ano em que, tradicionalmente, muitos viajam e acabam negligenciando seus pets.
O mês de dezembro foi escolhido como símbolo desta luta pela celebração do Dia Internacional do Direito dos Animais – 10 de dezembro.
Juan Pablo, Subsecretário Estadual de Proteção e Bem – Estar Animal do Governo do Estado, comenta que infelizmente ainda temos muitos casos de abandono, estima-se que mais de 30 milhões de animais estejam vivendo abandonados nas ruas de todo o país (os dados foram revelados pela OMS). Desse total, 10 milhões são gatos e 20 milhões cachorros. Os traumas de um abandono deixam várias cicatrizes na vida de um pet e, muitas das vezes, é necessário pedir ajuda de um médico veterinário para conseguir reverter o quadro.
A ação reforça a importância da adoção responsável, convidando cada pessoa a refletir sobre seus compromissos com os animais de estimação, que não podem ser tratados como objetos descartáveis, pois o abandono de animais é crime e que deve, portanto ser eliminado.
Juan Pablo afirma que Governo do Estado apoia e acompanha a crescente evolução dos direitos dos animais no Brasil que tem levado a trabalhar cada vez mais em defesa dos animais, buscando parceria com o Poder Legislativo, a sociedade civil, ONGs e iniciativa privada para proporcionar um ambiente mais digno, seguro e saudável para os animais, ressaltando também que o desamparo traz consequências na saúde e segurança pública.
Cuide muito bem de quem está sempre ao seu lado, dê amor e carinho ao seu animal de estimação.
Faça sua parte. Proteja, respeite e cuide. Toda forma de vida merece ser respeitada.