Volta Redonda terá Natal com recorde de solidariedade

Prefeitura prepara logística e ajusta últimos detalhes para fazer entrega de 25 mil brinquedos a quem mais precisa

Por Tânia Cruz
volta redonda terá natal com recorde de solidariedade arquivo cris oliveira

VOLTA REDONDA
Volta Redonda terá, mais uma vez, um fim de ano marcado pela solidariedade, capaz de deixar o Papai Noel orgulhoso. A prefeitura vai distribuir cerca de 25 mil brinquedos durante o Natal da Cidadania 2025, o mais tradicional do Sul Fluminense, que acontece entre os dias 5 e 23 de dezembro na Praça Brasil, no bairro Vila Santa Cecília.
A abertura oficial, no próximo dia 5, será às 18 horas, com apresentações do grupo Tambores de Aço, da Fundação Cultural CSN, que levará o espetáculo Reluz: com uma cenografia inspirada no celestial e no sublime, a apresentação cria uma atmosfera mágica, revelando o invisível. Também se apresentam a Fanfarra da Apae, um coral da Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha (para cegos e pessoas com baixa visão), além de um pot-pourri musical com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas pela clínica de habilitação e reabilitação E.V.oluir.
E para completar: uma chegada especial do Papai Noel. As crianças terão a oportunidade de encontrar o Bom Velhinho para fazer uma foto com aquele que é um dos sinônimos do Natal. A visitação acontece até o dia 23, todos os dias da semana, das 18 às 22 horas. Outras atrações acontecerão ao longo desse período, incluindo apresentação da Fanfarra de ex-alunos da Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC) e diversos corais.
O evento vai contar, ainda, com uma decoração que vai fazer brilhar os olhos das crianças e das famílias. Este ano, o Natal da Cidadania trará a maior decoração produzida na cidade: duas árvores de 15 metros de altura com efeitos especiais; 12 árvores de oito metros cada; cinco cisnes luminosos na fonte central; túnel iluminado; pórtico com estação de trem; e máquinas de neve, bolhas e fumaça sincronizadas ao show de luzes. A tradicional Casa do Papai Noel foi totalmente renovada, para melhor receber os pequenos.
Outra novidade da edição 2025 serão as três árvores de 7 metros de altura, de cores diferentes, instaladas em frente às Lojas Americanas, formando um jardim especial e tornando o circuito ainda mais atrativo para as famílias. “O Natal da Cidadania movimenta o comércio, aquece o turismo e fortalece o espírito de união. É um orgulho para Volta Redonda oferecer esse momento tão especial para as famílias, por isso fazemos questão de criar um cenário inspirado no Natal que será o mais lindo que já fizemos”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.
DISTRIBUIÇÃO DE BRINQUEDOS
A prefeitura, assim como em todos os anos, quer que as crianças guardem as melhores lembranças do Natal da Cidadania. Com essa finalidade, o Banco da Cidadania vai distribuir 25 mil brinquedos paras os pequenos visitantes, reforçando o espírito solidário que é uma das marcas das comemorações de fim de ano em Volta Redonda. A distribuição dos brinquedos será realizada de forma organizada e segura, com distribuição de senhas e acompanhamento integral da equipe do Banco da Cidadania.
Os brinquedos que serão distribuídos este ano incluem pião, mola, Aquaplay, risque e rabisque e o brinquedo que cria bolhinhas de sabão, totalizando cinco modelos diferentes. “Toda criança com até 12 anos vai receber um brinquedo, e não há limite de idade para as Pessoas com Deficiência (PCDs). Nosso compromisso é incluir e acolher”, destacou o coordenador do Banco da Cidadania, Ricardo Ballarini.
Para organizar o fluxo, as senhas são distribuídas a partir das 18h, podendo chegar às 21h40 de acordo com a demanda do dia. A entrega dos brinquedos ocorre até 22 horas, garantindo que todas as pessoas que estiverem na fila com a senha sejam atendidas. “Quando o movimento é muito grande, antecipamos a distribuição de senhas para que ninguém fique sem atendimento. Quem estiver com a senha vai receber o brinquedo, sem exceções”, reforçou Ballarini.
Para ajudar no atendimento às crianças, o Papai Noel terá o apoio de três noelitas. Um grupo de apoio do Banco da Cidadania, formado por cinco funcionários, vai monitorar a fila e orientar o público. “Esse grupo controla o fluxo, acompanha o movimento e orienta os pais com toda a atenção”, explicou a coordenação.
A edição 2025 do Natal da Cidadania também se destaca pela reutilização de materiais e produção artesanal. A equipe do Banco da Cidadania reaproveitou peças de outros eventos, garantindo economia e maior sustentabilidade na montagem da decoração deste ano. “Preparamos um Natal ainda mais bonito, inclusivo e participativo. Queremos que cada família que venha à Praça Brasil viva momentos de alegria e encantamento”, concluiu Ricardo Ballarini.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos