PIRAÍ/BRASÍLIA
O prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão, cumpriu nesta semana uma série de agendas estratégicas em Brasília, dialogando com ministérios, autarquias e órgãos federais para destravar projetos, captar investimentos e ampliar políticas públicas para o município. As pautas envolveram agricultura, desenvolvimento rural, saúde e infraestrutura.
Em reunião com o assessor de Programas Estratégicos do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), José Carlos Polidoro, o prefeito apresentou as potencialidades agrícolas de Piraí e buscou apoio técnico da Embrapa para impulsionar o desenvolvimento regional.
A agenda contou com a presença do secretário municipal de Turismo, Renan Cruz, e do presidente da Câmara de Vereadores, Júnior Rocha, para tratar também das possibilidades de turismo rural e integração das cadeias produtivas com o setor turístico. Entre os temas discutidos estãoestudos de solo e análise das potencialidades da região; apoio técnico da Embrapa para ampliar a produção local;identificação de novas cadeias produtivas; fortalecimento do turismo rural como estratégia de desenvolvimento econômico; projetos integrados entre agricultura, turismo e pequenos produtores. Desenvolvimento Agrário: fortalecimento dos assentamentos com apoio do Incra.
No Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Pezão se reuniu com o ministro Paulo Teixeira, o presidente do Incra César Aldrighi e representantes do órgão para apresentar a realidade dos assentamentos do município e discutir ações conjuntas para ampliar a geração de renda no campo. Foram debatidos temas como atualização cadastral dos beneficiários; créditos de fomento e créditos ambientais;
apoio às mulheres e aos jovens do campo; aplicação coletiva dos créditos;
estudos para identificar atividades rurais mais rentáveis e sustentáveis.
A reunião reforça o compromisso de Piraí com a inclusão produtiva e o desenvolvimento rural. Para a área da Saúde teve confirmação do Centro Especializado em Reabilitação (CER)
NO MINISTÉRIO DA SAÚDE
No Ministério da Saúde, o prefeito despachou com Mozart e Allan, da equipe do ministro Padilha, para tratar de projetos da rede municipal de saúde. Durante o encontro, foi confirmada a implantação do Centro Especializado em Reabilitação (CER), em Piraí, ampliando a oferta de atendimentos em fisioterapia, reabilitação física e outros serviços essenciais.
Na questão da Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, foi discutida também a retomada do projeto do Aeroporto Piraí/Volta Redonda. Para tratar do assunto, Pezão também esteve na Infraero, em reunião com o assessor Zequiel, Pedro Guerra e Wallace, da área comercial da estatal. O projeto foi iniciado ainda na gestão de Pezão como governador, quando o terreno foi desapropriado e a terraplanagem começou a ser executada— mas que não avançou posteriormente.
O prefeito destacou que o aeroporto será decisivo para o desenvolvimento econômico do Sul Fluminense, por atrair novas empresas; fortalecer o corredor estratégico da Via Dutra; conectar a região a grandes centros produtivos; apoiar cadeias logísticas e o escoamento marítimo via Angra dos Reis. Para esse caso, a Infraero se colocou à disposição para análises técnicas e atualização do projeto.
De acordo com Pezão, as agendas confirmam o empenho da atual gestão em buscar recursos, parcerias e políticas públicas que acelerem o crescimento de Piraí. “Voltamos de Brasília com portas abertas e compromissos importantes firmados”, destacou o prefeito, concluindo que segue trabalhando para que Piraí avance com planejamento, oportunidades e desenvolvimento para a população.
Prefeito Pezão busca em Brasília novos recursos e projetos para Piraí
Encontros na capital federal trataram de infraestrutura, educação e desenvolvimento econômico para Piraí
Pezão destacou que segue trabalhando para que Piraí avance com planejamento, oportunidades e desenvolvimento para a população - Divulgação



