BARRA DO PIRAÍ
A Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, realizou nesta sexta-feira, dia 21, mais uma ação formativa voltada para o fortalecimento da produção audiovisual local. A oficina “Desenvolvimento de Roteiro para Documentário”, realizada no Centro Cultural Rosemar Muniz Pimentel, integrou as atividades do projeto ‘A Arte de Ser’, incentivado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A atividade reuniu participantes com diferentes perfis, desde quem já atua com audiovisual até quem está dando os primeiros passos na área, e ofereceu um mergulho prático no processo de criação, estruturação e escrita de roteiros documentais. O workshop foi ministrado pelo diretor do filme A Arte de Ser, Pedro Teixeira.
A oficina aconteceu um dia após a sessão especial do Cine Estação, que exibiu o documentário para um público de mais de 50 pessoas. O filme apresenta a trajetória, os desafios e a expressão artística de três artistas negros de Barra do Piraí, conectando arte, identidade e resistência. A realização do workshop sobre desenvolvimento de roteiro para documentário foi uma contrapartida do projeto A Arte de Ser, incentivado pela PNAB. O objetivo foi ajudar os alunos a tirarem as ideias da cabeça e colocarem no papel. Durante a aula, expliquei o que é um documentário, mostrei exemplos e tipos, falei sobre roteiro de ficção e roteiro documental, exibimos o filme A Arte de Ser e apresentei o roteiro, mostrando meu processo de criação.
O workshop serviu como primeiro contato com a escrita de roteiro e com o desenvolvimento de ideias. Além disso, os participantes puderam interagir, conhecer os trabalhos uns dos outros e trocar conhecimento, algo essencial para quem deseja se profissionalizar na área,” disse Pedro.
Entre os participantes, o publicitário Thallys Andrade contou que a participação na atividade vai ser proveitosa para a carreira dele. “Já trabalho com produções audiovisuais e essa oficina foi uma excelente maneira de desenvolver ainda mais o meu conhecimento profissional.”
O secretário de Cultura e Economia Criativa de Barra do Piraí, Gabriel Barbosa, contou que a exibição do filme A Arte de Ser, na quinta-feira, foi uma sessão especial do Cine Estação e reuniu mais de 50 pessoas. O filme é resultado de um dos 50 projetos apoiados pela PNAB em Barra do Piraí. “É um trabalho muito bacana, lançado dentro das comemorações do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, que apresenta a vida, os anseios e a trajetória de três artistas negros da cidade. Artistas que enfrentam desafios, mas persistem na construção de uma carreira a partir da sua prática artística.”
O projeto também conta com a contrapartida de formação com a oficina de produção de documentários. “Foi um sucesso, com um público diversificado e muito interessado. Tanto a exibição quanto a oficina concretizam a política pública audiovisual que iniciamos este ano no governo da prefeita Katia Miki, voltada à formação e à difusão da produção local,” afirmou o secretário Gabriel Barbosa.

