RESENDE
No mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Cultura no município, promove neste sábado, dia 22, uma edição especial do “Passeio Histórico com Olhar Afro-Centrado”. A proposta é conduzir moradores e visitantes por um roteiro que revisita a história do município a partir de seus prédios, monumentos e espaços públicos, tendo como foco a participação da população negra na formação de Resende.

Roteiro especial percorre pontos marcantes do Centro Histórico neste – Divulgação PMR
O trajeto, guiado por profissionais da área cultural, apresentará a trajetória da população negra ao longo do tempo, com destaque para a relação deste grupo com os espaços percorridos. Durante a caminhada, serão abordados temas como o período escravocrata, os legados culturais deixados pelos africanos e afro-brasileiros, além do protagonismo negro na construção da identidade resendense e brasileira.
Segundo o diretor do Arquivo Histórico Municipal, Angelo de Paula, a iniciativa tem papel fundamental na valorização dessas memórias. “O Passeio Histórico com Olhar Afro-centrado, ao dar visibilidade para a experiência e o protagonismo negro em nossa história, pretende que a população negra de Resende se reconheça na história da cidade. Além disso, faz com que essa história tenha significado e sentido para uma parcela da população que, muitas vezes, não se vê representada na história oficial, ou aparece de forma distorcida e reduzida”, destacou Angelo.
O percurso começa na Ponte Nilo Peçanha (Ponte Velha), em Campos Elíseos, e segue por pontos marcantes do patrimônio local, como a Praça Oliveira Botelho, Praça do Centenário, Igreja do Rosário, Casa da Cultura Macedo Miranda, Associação Operária e o Parque Zumbi. Não é necessário agendamento prévio para participar da atividade.