BARRA MANSA
O Centro de Memória do Sul Fluminense (CEMESF) Genival Luis da Silva, criado para resgatar a memória das prisões, torturas e assassinatos ocorridos no período da ditadura militar no 1º Batalhão de Infantaria Blindada (BIB) promove nesta sexta-feira o evento Memória, Verdade e Justiça. Será realizado às 15 horas no Espaço do antigo Arquivo no Parque da Cidade Natanael Geremias. O deputado federal Wadih Damous será um dos presentes. Ele terá ainda diversas agendas na região entre hoje e amanhã.
No encontro de amanhã os debates acontecerão no formato de roda de conversa com as presenças de diversas pessoas, como o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Alex Martins; a ex-presidente da Comissão da Verdade de Volta Redonda, Alejandra Estevez e coordenadora da Comissão de Apoio ao GT do BIB e membro do CEMESF; e Geralzélia Ribeiro da Silva, irmã de Geomar Ribeiro da Silva, soldado assassinado no BIB, em 1972.
Wadih é ex-presidente da Comissão Estadual da Verdade e declarou que o 1º BIB se tornou um centro de torturas que atuava de maneira integrada ao sistema DOI-Codi, que funcionava na capital. “Por muitos anos essas informações estavam escondidas. Só com o imenso esforço da Comissão da Verdade de Volta Redonda e de valorosos pesquisadores foi possível tirar essa história que estava debaixo dos tapetes e colocá-la de forma clara para a sociedade”, relembrou Damous, comemorando o fato da reativação do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) pelo Ministério Público Federal.
Recentemente, o MPF a reativação do TAC mencionada pelo deputado. O termo foi firmado em 2016 com a Prefeitura de Barra Mansa, mas foi cancelado.
PÓS-EVENTO
Wadih Damous, após o encontro, terá outras agendas na região. Ainda na sexta-feira, será realizado o lançamento de sua candidatura à reeleição para a Câmara dos Deputados, no Sindicato da Construção Civil, na Avenida Nossa Senhora da Conceição, 310, Conforto, em Volta Redonda. Estarão presentes os pré-candidatos do PT a deputado estadual: Clarisse Ávila, Robson Leite e Waldeck Carneiro.
Já no sábado estará em Volta Redonda, às 9 horas, participando de uma roda de conversa sobre Lula e o futuro do Brasil, junto com Waldeck Carneiro. O encontro será no bairro Santa Cruz.
Às 10h30min acontece o lançamento da candidatura de Clarisse Ávila, de Barra Mansa, a deputada estadual. Será no Hotel Plaza Ferreira, Centro.
No sábado ainda, às 15 horas, na Câmara de Resende, o Partido dos Trabalhadores promove o evento “Lava Jato x Lula Livre: Combate à Corrupção ou Golpe contra o Brasil?”.