XIX Festival de Teatro de Resende estreia neste domingo com espetáculos gratuitos no Salesiano

Fester traz montagens infantis e adultas e homenageia a poetisa Narcisa Amália na cerimônia de abertura

Por Cyntia Freitas
46.cf.res.cidades.xix festival de teatro de resende.1.festival.divulgaÇÃopmr

RESENDE

O XIX Festival de Teatro de Resende (Fester) começa neste domingo, dia 9, marcando o retorno de um dos eventos culturais mais tradicionais do município. Promovido pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o festival reúne 11 espetáculos gratuitos que serão apresentados até o dia 14, no Teatro Salesiano, no bairro Jardim Jalisco, com sessões para o público infantil, às 9 horas, e adulto, às 19 horas.  Vale destacar que os ingressos são gratuitos e devem ser retirados uma hora antes de cada apresentação, diretamente no Teatro Salesiano.

A cerimônia oficial de abertura será às 18h30min, seguida da apresentação da peça “Narcisa”, às 19 horas. O espetáculo convidado aborda a vida e a obra da poetisa Narcisa Amália, figura importante da literatura fluminense e que viveu por muitos anos em Resende.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, o vereador Wilson Nunes Duarte Junnior, o professor Wilson, a retomada do festival era um desejo antigo da equipe e está sendo concretizada com o apoio do Colégio Salesiano. “Era muito importante para toda a equipe da Secretaria de Cultura que o Fester retornasse. Com a parceria com o Colégio Salesiano, conseguimos viabilizar o local das apresentações, mas seguimos sonhando com a revitalização do Cine Vitória, que já está em andamento como prioridade do prefeito Tande Vieira”, afirmou professor Wilson.

46.cf.res.cidades.xix festival de teatro de resende.2.abertura.divulgaÇÃopmr

Abertura homenageia Narcisa Amália, poetisa que viveu em Resende – Divulgação PMR

ESPETÁCULOS

Na segunda-feira, dia 10, acontece a primeira apresentação para o público infantil com o espetáculo “Bem Debaixo do Nariz”, às 9 horas. À noite, será a vez da adaptação do clássico “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, uma das obras mais icônicas da literatura nacional. A maratona teatral segue na terça-feira, dia 11, com o espetáculo “Uma História de Rabos Presos”, às 9 horas, voltado para o público infantil, e com a peça “Querido Filho, Querida Mãe”, às 19 horas, produção do grupo resendense Cida de Teatro Pé Direito, que promete emocionar o público com uma história de afeto, conflito e reconciliação. Na quarta-feira, dia 12, o espetáculo “Atemporal” promete encantar adultos e crianças às 9 horas, com uma narrativa poética e visualmente envolvente. À noite, às 19 horas, será apresentada a peça “Benedita”, um monólogo que retrata a vida de uma misteriosa senhora contadora de histórias, que mistura humor e emoção em sua trajetória. A quinta-feira, dia 13, também traz duas atrações: às 9 horas, a peça “A Menina Dança”, voltada ao público infantil, traz elementos de ludicidade e movimento; e às 19 horas, a montagem “Menina Mojuba” promete encantar os adultos com uma narrativa que valoriza a cultura e religiosidade africana, celebrando a força e a ancestralidade feminina.

O Festival de Teatro de Resende se encerra na sexta-feira, dia 14, com os espetáculos “Não Toca Aqui, Toca Lá”, às 9 horas, e “Joana das Mulheres que Habitam em Mim”, às 19 horas. A última peça é uma homenagem às múltiplas identidades femininas, explorando o autoconhecimento e a resiliência da mulher através da arte.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos