RESENDE
O prefeito de Resende, Tande Vieira participa, desde segunda-feira, dia 3, de importantes encontros promovidos pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizados no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. As reuniões, que seguem até esta quarta-feira, dia 5, integraram a programação do Fórum de Líderes Locais da COP 30, organizado pela C40, rede internacional que reúne prefeitos de cidades comprometidas com ações concretas de enfrentamento às mudanças climáticas.
Os encontros reuniram gestores públicos de todo o país para debater soluções voltadas ao fortalecimento de políticas urbanas sustentáveis, à criação de cidades mais resilientes e à promoção de uma governança climática eficiente. A 88ª Assembleia Geral da Frente Nacional dos Prefeitos, realizada durante o evento, teve como foco a troca de experiências nas áreas de saúde, educação, mobilidade urbana, meio ambiente e desenvolvimento econômico, ampliando o diálogo entre municípios e o governo federal.

Encontros da FNP e da C40 reforçaram o protagonismo dos municípios na COP 30 – Divulgação PMR
O encontro foi encerrado com a leitura da Carta da FNP à COP 30, documento que reúne propostas e compromissos dos municípios brasileiros em relação à agenda ambiental global, reforçando o papel das cidades na mitigação dos efeitos climáticos e na construção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade.
De acordo com o prefeito Tande, o evento proporcionou um espaço importante de aprendizado e integração entre lideranças. “O evento destacou projetos e iniciativas bem-sucedidas em diferentes partes do mundo, com o objetivo de inspirar soluções locais inovadoras. Foram momentos de muito aprendizado e troca de experiências com lideranças de várias regiões. Queremos levar para Resende ideias e projetos que contribuam para um desenvolvimento mais sustentável e eficiente para o nosso município”, afirmou o prefeito.
Os encontros da FNP e do Fórum de Líderes Locais da COP 30 reforçam o protagonismo dos municípios brasileiros nas discussões sobre o futuro climático do planeta, além de destacar a importância de políticas públicas integradas que busquem conciliar crescimento urbano, inclusão social e preservação ambiental.