Governador Wilson Witzel prestigia o Salão do Turismo

0

RIO DE JANEIRO

O governador Wilson Witzel esteve neste sábado, dia 24, no Salão Estadual do Turismo, no Píer Mauá. O evento, que termina hoje reúne 75 municípios dos 92 que compõem o Estado e apresenta a diversidade turística fluminense mostrando os vários segmentos da atividade no setor, como turismo de aventura, cultural, de acessibilidade e histórico.

De acordo com o governador, que caminhou pelos estandes, a feira é uma das ações estratégicas de governo para retomar o crescimento turístico no estado “Através da Secretaria de Turismo retomamos esse Salão em parceria com a Fecomércio, que investiu mais de R$ 1 milhão aqui. O Estado investiu algo em torno de R$ 400 mil. Resgatamos uma feira que há 6 anos não existia. Esse é um estado pujante e estamos investindo muito no turismo. Turismo é nosso novo petróleo, afirmou.

O secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite, ressaltou que a proximidade entre todos os setores envolvidos no segmento turístico é fundamental para o desenvolvimento da atividade. “Troca de ideias, acerto de parcerias, apresentação de projetos, enfim, essa sinergia que está presente no Salão Estadual do Turismo, colabora para que tornemos, efetivamente, o turismo um produto fundamental para o crescimento econômico do Rio de Janeiro”, disse o secretário.

Na área destinada às 12 regiões turísticas do Estado, profissionais do turismo e técnicos do turismo de cada cidade apresentam as particularidades de seus municípios, distribuem material promocional e tiram dúvidas sobre acesso e infraestrutura turística. O espaço dedicado ao artesanato, onde em três ambientes os artesãos apresentam suas técnicas, produtos e comercializam seus produtos, também atrai grande número de pessoas. Além de oficinas de bordado, costura e pintura, técnicas de pintura, escultura, bordado e reaproveitamento de material são oferecidas.

O Salão também oferece aperfeiçoamento profissional. As palestras, oferecidas no Espaço do Conhecimento, despertaram o interesse de 3.800 pessoas que se inscreveram para ouvir professores, técnicos e empresários da área a apresentarem temas atuais e de importância para o turismo durante os quatro dias de evento.

Entre as novidades apresentadas destaque para o lançamento do novo projeto do SindHotéis Rio (Hotéis Rio): um banco de currículos onde estudantes e profissionais em busca de uma oportunidade podem se cadastrar. A hotelaria é um dos maiores geradores de empregos. Além de mais de 40 mil postos de trabalhos fixos diretos e até 120 mil indiretos, em cerca de 80 funções dentro da operação hoteleira, chega a impactar mais de 500 setores da economia. Na alta temporada, o índice de contratações tem incremento na ordem de até 20%. Os interessados devem acessar https://hoteisrio.com.br/oportunidades

Segundo Alfredo Lopes, presidente do Hotéis Rio, a estimativa é de que cada quarto de hotel gere cerca de 4 empregos, sendo um direto e 3 indiretos. “Temos orgulhosamente a rede hoteleira mais moderna do país, por isso achamos oportuno aproveitar a grande visibilidade e relevância do Salão Estadual do Turismo, retornando este ano ao calendário do trade, para lançar o Banco de Currículos do Hotéis Rio. Nosso objetivo é encurtar o caminho entre os hotéis e os candidatos, além de otimizar o trabalho das equipes de Recursos Humanos”, explica Alfredo Lopes.

O Salão Estadual do Turismo é gratuito. Ao entrar, o visitante preenche um cartão que é depositado em uma urna. Durante o dia são realizados sorteios que oferecem como prêmios estadias em hotéis de cidades do interior, saltos de paraquedas, voos panorâmicos de helicóptero e muito mais. O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !