VOLTA REDONDA
O Hospital São João Batista (HSJB), da rede municipal de saúde de Volta Redonda, fecha o mês de outubro com novo recorde no número de cirurgias. Nos primeiros dez meses de 2025, a unidade registrou 5.648 procedimentos contra 4.885 no mesmo período do ano passado, um crescimento de mais de 15,6%. Se compararmos só o mês de outubro, o aumento no número de cirurgias ultrapassou os 13%.
Os números são referentes a 11 especialidades médicas e as que merecem destaque são: oftalmologia, com aumento de mais de 305,4%, passando de 129 para 523 procedimentos realizados nos primeiros dez meses do ano; traumato-ortopedia, que cresceu mais de 12,4% (1.340 para 1.507); e gineco-obstetrícia com 10,64% a mais (1.080 para 1.195). Também tiveram crescimento as cirurgias gerais, urológicas, neurocirurgia, bucomaxilofacial e pediátricas.
Em outubro, o Hospital São João Batista realizou 613 cirurgias em nove especialidades, número que dá continuidade aos sucessivos recordes registrados em 2025, no mesmo mês de 2024, foram 542 procedimentos do tipo realizados. Neste período, a unidade registrou crescimento em traumato-ortopedia, cirurgia-geral, gineco-obstetrícia, bucomaxilofacial e oftalmologia. O hospital ainda fez cirurgias de urologia, vasculares, toráxicas e neurocirurgias.
O diretor-geral do HSJB, o vice-prefeito Sebastião Faria, afirma que o número crescente de cirurgias mostra o comprometimento da equipe do hospital com a saúde da população. “A unidade faz cirurgias de emergência e eletivas durante a semana e ainda faz mutirões de algumas especialidades nos finais de semana”, comentou Faria, ressaltando os investimentos feitos pela administração pública desde 2021. “O hospital passou por reformas, ganhou novos equipamentos e promoveu capacitação e valorização das equipes”, reforçou. “Todas essas ações resultaram em melhor atendimento à população, incluindo o aumento do número de cirurgias”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto, lembrando que, em breve, o HSJB vai ganhar um prédio anexo, ampliando ainda mais a capacidade de atendimento e a oferta de cirurgias. “A transformação da unidade, que estava em condições ruins em 2021, quando reassumi a prefeitura, foi possível também graças à parceria com o Governo do Estado e o deputado federal Doutor Luizinho”, concluiu Neto.
Outubro fecha com novo recorde de cirurgias no HSJB, em Volta Redonda
Crescimento foi de mais de 15% nos primeiros dez meses de 2025 em comparação ao mesmo período do ano passado; oftalmologia, traumato-ortopedia e gineco-obstetrícia foram destaque
Os números são referentes a 11 especialidades médicas e entre as que merecem destaque está a de oftalmologia – Arquivo/Secom
