ITATIAIA
O gestor do Parque Nacional do Itatiaia (PNI) informou nesta terça-feira, dia 4, que a reserva sediou, recentemente, o Curso de Planejamento e Manutenção de Trilhas Sustentáveis, promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A formação, parte do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP 2025) do órgão, reuniu brigadistas, equipes de trilha, voluntários e representantes de diversas unidades de conservação da Serra da Mantiqueira, como os Parques Estaduais da Pedra Selada e da Serra do Papagaio, além do Mosaico da Mantiqueira.
Com aulas teóricas no Ecoartes e atividades práticas em trilhas das partes alta e baixa do Parque, o curso teve como objetivo transmitir noções de manejo e manutenção sustentável, considerando o terreno e o perfil dos visitantes. Os instrutores foram Patrícia Greco, do ICMBio Mantiqueira, e Gustavo Tomzhinski, Luiz Coslope e Pheterson Godinho, do próprio PNI.

Instrutores do ICMBio conduzem aulas teóricas e práticas no Parque Nacional do Itatiaia – Divulgação
Durante a capacitação, os participantes aprenderam técnicas de drenagem, construção de degraus, controle de erosão e manutenção preventiva, com foco em segurança, conservação ambiental e experiência do visitante.
Para o gestor do PNI, Felipe Cruz Mendonça, o curso representa uma importante ação de valorização profissional e de fortalecimento das práticas de conservação. “Esse curso reforça o compromisso do ICMBio com a capacitação contínua das equipes e com o intercâmbio de experiências entre as unidades de conservação da Mantiqueira. O manejo adequado das trilhas é fundamental para garantir a segurança dos visitantes e a conservação dos ecossistemas do Parque Nacional do Itatiaia”, afirmou.
PNI como referência nacional em manejo de trilhas
Atualmente, o Parque Nacional do Itatiaia conta com cerca de 130 quilômetros de trilhas manejadas, planejadas com diferentes objetivos e níveis de dificuldade. O PNI possui duas equipes experientes de manejo — uma na parte baixa e outra na parte alta —, reconhecidas nacionalmente pela qualidade do trabalho e por prestarem apoio técnico a diversas outras unidades de conservação em todo o país.
Essas equipes são mantidas a partir do Acordo de Cooperação com a Eletrobras, atualmente Axia Energia, parceria que viabiliza o trabalho de conservação e manutenção constante das trilhas do Parque, que são um dos principais atrativos turísticos e ambientais da região.
Segundo Pheterson Godinho, artífice de trilhas, instrutor e supervisor da equipe de trilhas da parte baixa do PNI, com mais de 20 anos de experiência, o manejo de trilhas vai muito além de um trabalho técnico. “Manejo de trilhas é uma engenharia de pés descalços, é uma obra de arte, onde fazemos uma escultura, uma modelagem, em harmonia com a natureza e com a fauna”, destacou.
Já o analista ambiental Gustavo Tomzhinski ressaltou que “as trilhas são um atrativo por si só e o seu manejo adequado proporciona uma melhor e mais variada experiência ao visitante, além de minimizar os impactos no Parque”.




