RESENDE
O município de Resende foi oficialmente reconhecido como referência internacional em cuidados com vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A certificação foi concedida pela Iniciativa Angels, programa global coordenado pela farmacêutica Boehringer Ingelheim e apoiado pela World Stroke Organization, que premia cidades comprometidas com o atendimento rápido, eficaz e humanizado de pacientes com AVC.
A cerimônia de certificação aconteceu nesta segunda-feira, dia 3, no Plenário da Câmara Municipal, com a presença de autoridades locais, profissionais de saúde e representantes da Boehringer Ingelheim.
Com o reconhecimento, Resende se torna a segunda “Cidade Angels” do estado do Rio de Janeiro, integrando uma rede de 16 municípios brasileiros que seguem padrões internacionais de excelência no diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes com AVC.

Secretário de Saúde, Ricardo Graciosa recebeu título em cerimônia no Plenário do Legislativo – Divulgação PMR
Para alcançar o título, o município precisou cumprir uma série de critérios rigorosos, incluindo possuir um hospital certificado como referência, adotar protocolos de atendimento nas fases aguda e de reabilitação, capacitar equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)AMU, e Unidades Básicas de Saúde (UBS) e incluir o projeto educativo Fast Heróis no currículo das escolas municipais. O programa ensina, de forma lúdica, crianças do 1º ao 5º ano a identificar sinais de AVC e agir rapidamente, tornando-se multiplicadoras de informação em casa.

Equipe comemorou a certificação – Divulgação PMR
O secretário municipal de Saúde, o médico, Ricardo Graciosa, destacou que o reconhecimento é fruto de um trabalho conjunto. “Ser reconhecida como Cidade Angels significa que Resende se tornou referência internacional no cuidado ao paciente com AVC. Isso só foi possível graças ao empenho de nossas equipes, ao engajamento dos hospitais, do Samu e da atenção básica, além das campanhas educativas junto à população. O resultado é mais agilidade no atendimento, redução de sequelas e, principalmente, vidas salvas”, afirmou Graciosa
A diretora médica e de acesso ao mercado da Boehringer Ingelheim no Brasil, a médica Thais Melo, também comemorou a conquista. “É um orgulho ver mais um município brasileiro certificado como Cidade Angels. Isso significa que a população tem acesso a um atendimento estruturado, do pré ao pós-hospitalar, seguindo um padrão ouro de qualidade. O AVC é a principal causa de incapacidade e uma das maiores causas de morte no Brasil e no mundo. Parcerias como essa são fundamentais para mudarmos essa realidade”, afirmou a executiva.