Usina Hidrelétrica do Funil reforça que não há previsão de abertura das comportas da Represa  

0

ITATIAIA

A Usina Hidrelétrica de Funil reforçou na tarde de terça-feira, dia 9, que não há previsão de abertura de vertedouro na Represa do Funil que poderia aumenta o nível do Rio Paraíba do Sul. A notícia foi dada após boatos serem espalhados nas cidades de Barra Mansa e Volta Redonda, que sofrem, desde a noite de domingo, com o temporal que atingiu os municípios. A Represa do Funil, que ocupa parte do Vale do Paraíba Paulista, junto com Paraíbuna, Santa Branca e Jaguari, forma os quatro reservatórios que armazenam água para abastecer o Estado. Ela está localizada parte em Itatiaia e em Resende.

Em nota oficial enviada ao jornal A Voz da Cidade, a Assessoria de Comunicação da Usina Hidrelétrica, informa que o reservatório de Funil encontra-se atualmente na elevação 463,40 metros, o que representa um volume útil de 81,75% da capacidade total. “A Usina está operando conforme despacho do Operador Nacional do Sistema (ONS), com uma geração em torno 47 MW e vazão defluente de 100m³/segundo. Toda a energia produzida nas unidades geradoras brasileiras é enviada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que a distribui conforme a demanda.”, informa a Assessoria.

“As usinas hidrelétricas brasileiras são componentes do Sistema Interligado Nacional e sua operação é planejada e programada pelo ONS. Os níveis dos reservatórios e a energia despachada são programados pelo ONS, responsável por operar o conjunto de reservatórios brasileiros de forma integrada, com o objetivo de garantir a segurança energética”, relata a Assessoria, explicando que o reservatório da hidrelétrica tem como objetivo prioritário a geração de energia elétrica para o Sistema Interligado Nacional (SIN), além de propiciar usos múltiplos como regularização de vazão, controle de cheias, abastecimento de água, irrigação, pesca, lazer e turismo. “A ocupação das margens dos reservatórios ocorreu de forma espontânea por empreendedores locais que buscaram aproveitar o potencial de negócios que se apresentou no entorno do lago artificial”.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !