Alunos da Faetec Itatiaia criam agência experimental para fortalecer turismo local

Proposta da agência é fomentar o turismo dentro do próprio município, priorizando experiências em locais ainda pouco explorados.

Por Cyntia Freitas
39.cf.res.economia.alunos da faetec itatiaia.2.estudantes.divulgaÇÃo

ITATIAIA

Os alunos dos cursos de Agente de Informações Turísticas e Recepcionista da Faetec Itatiaia lançaram, durante a Semana de Ciência e Tecnologia, a Agência Experimental de Turismo “Agulhas Negras Tour”, um projeto prático que representa o trabalho de conclusão de curso e tem como propósito valorizar o potencial turístico de Itatiaia. A iniciativa une atendimento de qualidade, conhecimento local e empreendedorismo, e busca despertar o sentimento de pertencimento da comunidade em relação aos atrativos do município.

De acordo com o professor Voltaire Varão, orientador do projeto, a proposta da agência é fomentar o turismo dentro do próprio município, priorizando experiências em locais ainda pouco explorados. “A criação da Agência ‘Agulhas Negras Tour’ surgiu como um projeto prático do curso de Agente de Informações Turísticas e Recepcionista. O objetivo é que os alunos vivenciem, na prática, o que significa promover o turismo em um destino. Queremos fortalecer o turismo em Itatiaia, sem depender apenas das atrações já consolidadas, e mostrar o potencial dos outros atrativos locais”, explicou Varão.

39.cf.res.economia.alunos da faetec itatiaia criam agência.divulgaÇÃo

Alunos atuaram em todas as fases do projeto, mapeando atrativos e criando roteiros turísticos locais – Divulgação

Os estudantes participaram de todas as etapas do desenvolvimento do projeto, desde o levantamento e mapeamento de atrativos até a criação de roteiros turísticos que incluem artesanato, gastronomia, hospedagem e transporte. Segundo o professor, esse processo também envolveu um olhar voltado à comunidade, estimulando o sentimento de pertencimento e contribuindo para gerar emprego, renda e qualificação profissional.

A coordenadora da unidade, Monica Cesar de Araújo, destacou a relevância da vivência prática para a formação dos estudantes e o impacto positivo que a agência pode gerar na economia local. “Projetos como este reforçam o papel social da Faetec, que é formar profissionais preparados e conscientes da realidade em que estão inseridos. A ‘Agulhas Negras Tour’ é um exemplo de aprendizado transformador, que une educação, desenvolvimento e valorização do território. É um orgulho ver nossos alunos colocando o conhecimento em prática e contribuindo com o fortalecimento do turismo de Itatiaia”, afirmou Monica.

Segundo a coordenadora, a expectativa da equipe é que a Agência Experimental “Agulhas Negras Tour” se torne referência para futuras turmas da Faetec. “Além disso, queremos que a agencia seja um instrumento de apoio ao desenvolvimento do turismo local, incentivando a descoberta de novas possibilidades econômicas ligadas ao setor”, complementou.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos