VOLTA REDONDA
O CineClube Dagaz, iniciativa do Instituto Dagaz, foi selecionado pela Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura (MinC) e pela Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM) como um dos pontos de exibição credenciados para a 2ª Mostra Mercosul Audiovisual. O evento, que acontece de 8 de novembro a 7 de dezembro de 2025, contará com 367 pontos de exibição em 250 municípios brasileiros.
Com o tema ‘Territórios e Paisagens em Transformação’, a Mostra apresentará 12 curtas-metragens de países do Mercosul — Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Colômbia (como país associado). As produções serão divididas em duas sessões: uma voltada ao público infantil e outra ao público geral, com exibições gratuitas e abertas ao público
Nesta segunda edição, o evento conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), por meio do Circuito Tela Verde (CTV), ampliando o alcance das obras e promovendo o diálogo sobre a importância dos biomas e comunidades da região.
De acordo com Marinez Fernandes, presidente do Instituto Dagaz, a seleção representa um importante reconhecimento: “A Mostra consolida o trabalho que realizamos atendendo a agenda 2030 da ONU em consonância com as 17 ODS. A Agenda 2030 é um plano de ação global, adotado pela ONU em 2015, que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos até o ano de 2030. Ela é um compromisso dos países para construir um futuro mais sustentável, com ações que abordam as dimensões social, econômica e ambiental, e a participação de governos, sociedade civil e cidadãos e nosso compromisso com sustentabilidade aí que entra a cultura por meio do Cine Clube Dagaz que consegue dialogar de uma forma mais próxima e lúdica que além das exibições acontecem os bate papos e palestradas voltadas aos temas principalmente do meio ambiente. Nossa relação com os Ministérios do Meio Ambiente e cultura com foco em temas importantíssimos para a construção da Cidadania vem de mais de 10 anos fortalecendo a parceria cada vez mais.”
A programação completa será divulgada em breve e incluirá filmes inéditos e produções já disponíveis na plataforma Mercosul Audiovisual.
SOBRE O CINECLUBE DAGAZ
Com patrocínio das empresas NTS e CSN por meio das Leis de Incentivo à Cultura o CineClube Dagaz realiza exibições gratuitas e abertas ao público de filmes, documentários e curtas-metragens voltadas a estudantes do ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As sessões acontecem em dois polos fixos de exibição em Volta Redonda: a sede principal, localizada no CIEP 299 – Jiulio Caruso, no bairro Santo Agostinho, e o novo polo no CIEP 484 – Toninho Marques, no bairro Belmonte, ampliando o alcance do projeto na região. Além dos polos fixos, o cineclube também realiza sessões itinerantes por meio do projeto ‘Cinestesia às Margens’, levando o cinema e o debate audiovisual a diferentes comunidades.
O acervo do CineClube é composto por filmes não comerciais que estimulam reflexões e discussões sobre temas sociais, ambientais e culturais, conectando o cinema à realidade local. Desde sua criação, em 2009, o projeto já recebeu mais de 40 mil espectadores.
Escolas e instituições interessadas podem se inscrever diretamente na sede do Instituto Dagaz (CIEP 299 – Jiulio Caruso, Rua Bartolomeu Bueno da Ribeira, s/nº, Santo Agostinho – Volta Redonda), no polo do CIEP 484 – Toninho Marques, na Avenida Jiulio Caruso, Belmonte) ou pelo e-mail [email protected]. O atendimento da secretaria é realizado de 9 às 17 horas.
O Instituto Dagaz mantém parcerias com a SECEC RJ, SME VR, SEDUC RJ, prefeituras locais, ONGs, a Nova Transportadora do Sudeste (NTS), a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e outras instituições comprometidas com a transformação social.
As ações do Instituto seguem as diretrizes da ONU, especialmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando o compromisso com a educação ambiental, social e cultural por meio do cinema.
CineClube Dagaz é selecionado para a 2ª Mostra Mercosul Audiovisual do MinC
A mostra internacional terá exibições gratuitas e abertas ao público entre 8 de novembro e 7 de dezembro
O evento acontece de 8 de novembro a 7 de dezembro de 2025 e contará com 367 pontos de exibição em 250 municípios brasileiros - Divulgação


