PIRAÍ
O projeto Container do Esporte, realizado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC), com patrocínio do Instituto Motiva e apoio da RioSP, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, abriu 240 vagas gratuitas para aulas de vôlei, handebol, tênis, badmínton e atletismo. As atividades, voltadas a crianças e adolescentes de seis a 16 anos, tiveram início nesta quinta-feira, dia 16.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Ciep 158 – Margarida Thompson, no bairro Casa Amarela, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, conforme a disponibilidade de vagas.
Segundo Alex dos Santos, especialista em Responsabilidade Social da Motiva Rodovias, “o projeto oferece aprendizado em diversas modalidades e promove hábitos saudáveis, alinhado ao foco estratégico de qualidade de vida do Instituto Motiva”, pontuou.
A presidente do IDEC, Leny Figueiredo, disse que a iniciativa vai além do esporte: “Buscamos o desenvolvimento integral dos participantes, com ações de cidadania, sustentabilidade e respeito às diferenças. O projeto incentiva o uso consciente dos recursos naturais e prepara as crianças para os desafios da vida cotidiana”, destacou
Itinerante, o Container do Esporte já passou por mais de dez cidades brasileiras em 2025 e, após Piraí, seguirá para Mangaratiba.
Esporte e sustentabilidade lado a lado
O container funciona como base para as aulas e adota soluções sustentáveis, como o uso de energia eólica. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, com duração de 50 minutos cada. Além do ensino esportivo, o projeto promove ações socioambientais, abordando temas como igualdade racial, respeito às comunidades tradicionais e povos indígenas, reciclagem e preservação ambiental, por meio de dinâmicas e rodas de conversa.
Idealizado e executado pelo IDEC, o projeto conta com o patrocínio do Instituto Motiva, apoio da RioSP, e parceria das Prefeituras e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

