BARRA MANSA
O Sesc Barra Mansa recebe nesta quinta-feira, dia 2 de outubro, às 19h30min, o espetáculo “Encruza”. Com Dramaturgia e Direção de Eder Martins de Souza e composições coreográficas de Betho Pacheco e Luiz Monteiro, no palco, além deles três, o ator convidado Zéza. A montagem traz à cena a narrativa de quatro homens pretos de diferentes comunidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, idades e personalidades distintas, que se encontram em uma encruzilhada física e psicológica diante de sentimentos, caminhos e decisões ambivalentes. A peça, além do teatro, trabalha a linguagem da dança. Em todas as apresentações do espetáculo “Encruza” têm intérpretes de Libras.
“Encruza” mostra o quanto a arte é uma das ferramentas mais potentes no combate ao preconceito e à intolerância. Após a bem sucedida apresentação no Centro Cultural Sesc Quitandinha, o espetáculo segue em circulação por cidades fluminenses e a capital. O projeto Encruza 2025 é realizado através do Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, iniciativa do Sesc Rio que incentiva a produção artística e cultural em suas diversas manifestações.
SINOPSE
Quatro homens desconhecidos se encontram na encruzilhada da Rua Adinkra com a Rua Sankofa e descobrem algo em comum entre eles. Cada um tem um encontro marcado naquela encruza por motivos diferentes, mas o nome da pessoa quem eles esperam é o mesmo. Coincidência, sincronicidade, destino ou charada? Enquanto esperam, passado, presente e futuro se aglutinam à medida que compartilham sentimentos, desafios e reflexões acerca de suas identidades e trajetórias. O espetáculo tem duração de 80 minutos e classificação indicativa de 16 anos.
FICHA TÉCNICA:
ESPETÁCULO “ENCRUZA” – TEMPORADA 2025 – CIRCULAÇÃO SESC PULSAR 2025
Elenco: Betho Pacheco, Eder Martins de Souza, Luiz Monteiro e Zéza (ator convidado)
Dramaturgia e Direção: Eder Martins de Souza
Coreografias: Betho Pacheco e Luiz Monteiro
Figurino e Cenografia: Wanderley Gomes
Programador de Luz: Hebert Said
Operadores de Luz: Hebert Said e Hud Figueiredo
Trilha Sonora e Operação de Som: Adílson Junior
Operador de som: Olúwa Ujútùú