VOLTA REDONDA
A equipe multidisciplinar do Centro Especializado de Atendimento a Mulher (CEAM) e assessoras técnicas do Departamento de Políticas para Mulheres e Casa Abrigo Deiva Ramphini Rebello, juntas com a subsecretária municipal, Juliana Rodrigues, que representou a secretária municipal Glória Amorim, todas profissionais da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos(SMDH) de Volta Redonda, estiveram na última terça-feira, dia 9, participando da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso(TCC) do Capacit Mulher 2025 no município de Angra dos Reis, onde mostraram o projeto que desenvolveram para o beneficio de mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O trabalho foi muito bem aceito.
A subsecretária de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Juliana Rodrigues, parabenizou toda a equipe pelo projeto de políticas públicas que nasceu como fruto de uma necessidade que as servidoras diagnosticaram a partir das demandas dos atendimentos e abrigamentos realizados no município. Volta Redonda é referência na região porque conta com uma rede completa para os serviços de defesa dos direitos das mulheres em situação de violência, lembrando-a que ela nunca estará sozinha para recomeçar e reconstruir a sua vida, sem violência. A cidade tem uma rede de acolhimento, atendimento e enfrentamento da violência doméstica e familiar, com a disponibilidade de assistência social, jurídica e psicológica para a mulher em situação de violência.
A assessora técnica de Promoção de Políticas para Mulheres, Kátia Teobaldo, comentou a sua participação na apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso(TCC) do Programa Capacit Mulher 2025, realizada em Angra dos Reis: “O momento representou não apenas a consolidação dos conhecimentos adquiridos, mas também o fortalecimento da política publica voltada à capacitação das mulheres. Os projetos apresentados foram excelentes e com certeza contribuíram muito com os municípios”, destacou.
IMPORTÂNCIA DO CURSO
A coordenadora interina do CEAM, Julia Duarte, destacou a importância do curso: “Foi muito gratificante poder apresentar o Cartão Recomeçar dentro do Capacit Mulher. Tivemos a oportunidade de mostrar como o projeto pode auxiliar na reconstrução da vida de mulheres em situação de violência e vulnerabilidade, oferecendo condições para que elas retomem sua autonomia com dignidade. Participar desse espaço de formação e integração fortalece toda a rede e amplia as possibilidades de acolhimento e proteção. A participação do CEAM reforça o compromisso do equipamento em articular ações que assegurem, não apenas a proteção, mas também a criação de oportunidades que contribuam para a trajetória de vida das mulheres em Volta Redonda e na região”, afirmou Julia.
O Capacit Mulher 2025 é uma capacitação fornecida pela Secretaria do Estado da Mulher voltado para profissionais que atuam na defesa dos direitos das mulheres com uma carga total de 160 horas de conteúdo online e presencial, sendo o curso desenvolvido pela Universidade Estácio de Sá. As profissionais da SMDH elaboraram um projeto de políticas públicas voltada para as mulheres em situação de violência doméstica e familiar, que visa proporcionar condições materiais mínima para a reconstrução de suas vidas a partir do rompimento do ciclo de violência e fizeram esta apresentação no fechamento do curso

