RESENDE
A Carreta Rosa do Estado está em Resende até sábado, dia 13, oferecendo um mutirão gratuito de exames de mamografia e ultrassonografia. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Resende e o Governo do Estado, com objetivo de ampliar o acesso a serviços essenciais de prevenção e cuidados com a saúde da mulher. O atendimento é realizado no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco, das 8 às 16 horas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, são disponibilizadas cerca de 70 mamografias por dia, destinadas a mulheres com idade acima de 40 anos, em sistema de demanda espontânea, por ordem de chegada. Já os exames de ultrassonografia são voltados para pacientes que estavam em fila de espera na rede pública e são agendados previamente pela Central de Regulação da secretaria, com média de 50 procedimentos diários.
Os tipos de ultrassonografia realizados no mutirão incluem: transvaginal, de mamas, de tireoide, de tireoide com doppler e pélvica. Para esses casos, os pacientes recebem contato prévio da Secretaria de Saúde e devem apresentar pedido médico, documento de identidade e comprovante de residência.

Exames gratuitos são realizados no Parque das Águas, no Jardim Jalisco – Divulgação PMR
Durante todo o período de atendimento, uma equipe da Regulação da Secretaria Municipal de Saúde está presente no local para esclarecer dúvidas da população e orientar sobre os procedimentos.
O secretário municipal de Saúde, Ricardo Graciosa, destacou a importância da ação. “O serviço oferecido através da carreta é um aliado muito importante para a gestão municipal nos cuidados com a saúde da população. Realizamos os exames rotineiramente em nossa rede pública, com equipamentos modernos e profissionais qualificados para atender a população, mas a presença da carreta agiliza ainda mais as demandas. Os exames de mamografia e ultrassonografia são importantíssimos para a saúde da mulher”, afirmou.
O prefeito Tande Vieira também ressaltou a relevância do projeto e agradeceu o apoio recebido. “Quero agradecer ao governador Cláudio Castro, ao deputado federal Dr. Luizinho, à secretária de Estado de Saúde, Cláudia Mello, ao nosso secretário municipal de Saúde, Dr. Ricardo Graciosa, e a toda a equipe envolvida nessa ação. Vamos em frente!”, enfatizou.
Os resultados das ultrassonografias são entregues no ato, permitindo que os pacientes saiam já com o laudo em mãos. No caso das mamografias, os resultados ficam disponíveis em até 10 dias, acessados por meio de um QR Code fornecido após o exame.
Documentos necessários e preparo
Para a realização dos exames, os pacientes precisam apresentar pedido médico, documento de identidade, comprovante de residência e cartão do SUS. No caso da mamografia, é necessário seguir algumas orientações: não usar metais no corpo, não aplicar desodorante, hidratante ou óleo corporal no dia do exame e levar os laudos anteriores de mamografia e ultrassonografia.