SUL FLUMINENSE
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-RIO), em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), lança o Programa de Residências Profissionais — uma iniciativa voltada à qualificação prática de jovens profissionais recém-formados que desejam atuar nas áreas de desenvolvimento rural sustentável, extensão agrícola e políticas públicas. O processo seletivo, que inclui prova e entrevista, segue com inscrições abertasaté o próximo dia 17. As informações completas estão disponíveis no edital, acessível pelo link: https://www.residenciaemagronomiaufrrj.com.br/editais/edital-01-2025-emater- ufrrj/
O programa é resultado do imenso trabalho e empenho da diretoria da Emater- Rio e da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar (Sedipaf), liderada pelo secretário Jair Bittencourt. A ação reforça a política de valorização da juventude rural e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à agricultura familiar no estado do Rio de Janeiro.
Na região, há vagas para engenheiro Agrônomo e Zootecnista nas cidades de Paty do Alferes, Paraíba do Sul, Paraty, Piraí, Quatis, Rio Claro, Três Rios, Vassouras, Valença.
As vagas são destinadas a profissionais formados há, no máximo, três anos, nas áreas de Direito, Agronomia, Zootecnia, Ciências da Terra, Engenharia Cartográfica e Engenharia Agrícola e Ambiental. Os candidatos devem ser bacharéis e possuir diploma de graduação.
O presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa, destaca que o objetivo é qualificar jovens graduados em ciências agrárias, ciências da terra e direito para atuar em assistência técnica e extensão rural, visando à inserção no mercado de trabalho e contribuição para o desenvolvimento sustentável da agricultura e pecuária do estado do Rio de Janeiro. “O programa fortalece a missão da Emater-Rio de levar conhecimento técnico e inovação ao campo, além de abrir portas para jovens profissionais que desejam atuar em defesa da agricultura familiar e da sustentabilidade”, destaca.