Notas & Notas – 16 de julho de 2018

0

ÁLVARO DIAS EM VOLTA REDONDA

O senador Álvaro Dias (Podemos), que é pré-candidato à Presidência da Republica, estará hoje em Volta Redonda. Segundo informações da Assessoria do senador, ele irá à Câmara de Vereadores, no bairro Aterrado, às 18h30min, para bater um papo com a população sobre o “Rumo do Brasil em 2018”. Toda população foi convidada, além de políticos representantes do partido da cidade e região.

FORMATURA DO PROERD

Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria José
Campos Costa, em Volta Redonda, participaram na manhã do último sábado, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar. A cerimônia aconteceu no Ginásio Poliesportivo do bairro Santo Agostinho e reuniu os 210 alunos, pais e professores. O 2º sargento da PM, Gladston Pereira Lima, disse que o Proerd é realizado durante seis meses dentro da escola. As crianças recebem o material e há uma didática preparada pela coordenação do programa, no Rio de Janeiro, que deve ser seguida. O Proerd tem 25 anos e já formou 1,4 milhão de alunos.  Disse que a ideia é afastar o jovem das drogas, ilícitas ou lícitas, e torná-lo multiplicador dessa atitude. O programa é voltado para o 5º ano por avaliação de psicólogos e pedagogos, por conta da faixa etária dos alunos, em torno dos 10 anos.

RECESSO NO MEP

Segundo estudantes e professores, generosidade e gratidão marcaram o momento de finalização das atividades do semestre no Pré -Vestibular do Movimento pela Ética na Política (MEP), em Volta Redonda, no final de semana. Muita descontração pela etapa vencida. No dia 1º de agosto, será publicada no MEP a lista dos alunos do 2º semestre acrescido de novos candidatos a se preparem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas retornam dia 6 de agosto. Brevemente será divulgado o inédito evento de Educação Popular em Pré-Vestibulares de Volta Redonda; programada para o dia 18 de agosto.

ENCONTRO DE EX-ALUNOS

Os ex-alunos do Colégio Instituto Batista Americano (CIBA), em Volta Redonda, vão promover, no próximo dia 28, o segundo Encontro dos ex-alunos do CIBA. O evento terá início às 8h30min. Os organizadores do encontro terão entre outras atrações o hasteamento da Bandeira e participação na Assembleia; que é um marco da Instituição. Já após as 12 horas os convidados participarão de um almoço no restaurante do Hotel Bela Vista, lembrando que a inscrição deverá ser feita na Secretaria do CIBA em horário comercial; preço de R$ 80.

TORNEIO DE FUTSAL
Mais de 200 crianças e adolescentes participaram de torneio de futsal  na Praça Antônio Francisco Ozanan, no bairro 207, em Volta Redonda. A competição aconteceu no sábado, dia 14, e os vencedores receberam troféus e medalhas. A ação foi organizada pela escolinha de futsal do bairro, um projeto social que tem apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), que fornece o professor e o material esportivo. O fundador da escolinha, Josilei Francisco Damasceno, afirmou que o torneio incentiva as crianças a continuarem no esporte. Ao todo, 85 se reúnem às segundas e quartas-feiras à noite para praticar esporte. As aulas são gratuitas. Para o torneio cada criança contribuiu com um pacote de biscoitos, que serão doados a uma instituição de caridade.

REVITALIZAÇÃO NO MIRANTE DAS AGULHAS

O programa ‘Revitaliza Resende’ chegou ao bairro Mirante das Agulhas, com obras de melhoria que vão transformar toda a área localizada no entorno do Lago do Mirante. A ação, que visa levar mais segurança e conforto aos moradores que frequentam o local, envolve a instalação de 22 postes de iluminação, bancos e mesas, além da realização de serviços de limpeza do lago e de suas margens. Ainda será instalado um novo parque infantil, com brinquedos de madeira e ferro, como balanço, gangorra, escorregador e argolas, a comunidade local poderá voltar utilizar o espaço a qualquer hora, inclusive durante a noite.

REVITALIZA RESENDE

A revitalização do entorno do Lago do Mirante faz parte da lista de 30 praças e áreas de lazer que serão beneficiadas pelo programa Revitaliza Resende. Em alguns bairros, esses espaços já receberam melhorias e estão à disposição dos moradores, como o Parque das Águas, no Jardim Jalisco; o Tobogã, na Alvorada; e o Parquinho do Aarão, no Centro Histórico. Além disso, a Prefeitura também está atuando em outros espaços localizados na Morada do Castelo, Vargem Grande, Cidade Alegria, Surubi Velho, Bulhões, Jardim do Sol e Serrinha.

MUTIRÃO OFTALMOLÓGICO

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa realizou sábado, dia 14, mais uma edição do Mutirão de consultas oftalmológicas no Centro de Especialidades Médicas (CEM), ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro. Foram atendidos pacientes do Centro do Idoso e dos bairros Getúlio Vargas, São Francisco e Vila Coringa I; que foram avisados do procedimento durante a semana pelos agentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A iniciativa da prefeitura tem o objetivo de zerar o acúmulo de consultas oftalmológicas decorrente da carência de especialistas da área na rede pública. O número de atendimentos desde o início em abril já ultrapassa 700 pacientes.

SALA DE VACINA FECHADA

A Sala de vacina da Policlínica Municipal, que fica no Centro de Itatiaia, estará fechada na próxima quinta-feira, dia 19, para serviços de pintura do prédio. A unidade será reaberta na sexta-feira, a partir das 8 horas, após a finalização da pintura, secagem e limpeza do setor. Segundo a enfermeira responsável pela sala, Giucélia Carreiro Botelho, a medida foi tomada para garantir a saúde e a segurança dos pacientes e profissionais que trabalham no local. “Levando em consideração o cheiro da tinta, optamos por fechar a unidade no dia da pintura, pois recebemos diariamente muitas pessoas na sala, principalmente crianças. O serviço será interrompido apenas na quinta-feira, nos outros dias da semana o fluxo de trabalho permanece inalterado. A sala está precisando dessa melhoria que proporcionará para a população um melhor atendimento”, explicou a enfermeira.

RECESSO ESCOLAR

As férias escolares para os cinco mil e duzentos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Itatiaia começam nesta segunda-feira, dia 16. De acordo com o cronograma, os estudantes terão cerca de quinze dias de descanso e retornarão as aulas na segunda-feira, dia 30. Durante o recesso escolar, todas as creches estarão funcionando normalmente no período de 7h30min às 17 horas. Já as secretarias das Unidades Escolares atenderão o público  de 8 às 12 horas. A Secretaria Municipal de Educação também seguirá com o seu horário normal, das 8 às 17 horas, quando os moradores que desejarem, poderão buscar mais informações sobre o funcionamento das unidades. A Secretaria fica na Rua São José, 210, fundos, Centro. Os telefones de contatos são (24) 3352 6741 e (24) 3352 6742.

SALDO DO PIS

A Caixa Econômica Federal disponibiliza a partir de hoje, a consulta ao saldo da conta individual de participação no Programa de Integração Social (PIS). Para saber o valor que terá direito a receber a partir de agosto, o beneficiário pode acessar o site da Caixa (www.caixa.gov.br) ou ligar para o telefone 0800-7260207. Também é possível consultar o saldo nas agências bancárias ou caixas eletrônicos da instituição, desde que o interessado tenha o Cartão Cidadão. Todo trabalhador cadastrado no fundo entre 1970 e 4 de outubro de 1988 (data em que a Constituição Federal foi promulgada) e que ainda não tenha sacado o saldo da conta individual tem direito a receber o valor correspondente à cota de participação. Para isso, é preciso se certificar de que o empregador contribuiu para o PIS/Pasep do funcionário.

SERVIDORES E EX-SERVIDORES PÚBLICOS

Já os servidores e ex-servidores públicos, civis ou militares, devem consultar os canais de atendimento do Banco do Brasil para saber se fazem jus a receber a cota do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Os valores do PIS-Pasep estarão disponíveis, corrigidos, a partir de 8 de agosto para clientes da Caixa e do Banco do Brasil. E de 14 de agosto a 28 de setembro para os beneficiários que não são clientes dos dois bancos públicos. A partir de 29 de setembro, só é possível receber quantias dos dois fundos nos casos previstos na Lei 13.677/2018.

UM FATO NA FOTO

Esperar sentado?

Não no banco acima, instalado no Parque Centenário (Jardim das Preguiças), no Centro de Barra Mansa. Pelas condições da estrutura, parece que foi instalada no local desde sua inauguração, sem passar por manutenção alguma ao longo do século. A imagem foi registrada pelo fotógrafo do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas.

 

Deixe um Comentário