VOLTA REDONDA
Volta Redonda celebrou, na noite de quinta-feira, dia 31, a inauguração de um novo símbolo da sua história: o Marco Zero da cidade. Instalado na Praça Cardeal Pacelli, no bairro Niterói, em frente à tradicional Igreja de Santo Antônio, o monumento marca o início da ocupação urbana do município, resgatando as origens do antigo povoado de Santo Antônio da Volta Redonda, localizado próximo à Curva do Rio.
A iniciativa da Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, foi apresentada como parte das comemorações pelos 71 anos de emancipação da cidade. O evento de inauguração reuniu autoridades locais, religiosos, representantes da cultura, parlamentares e a população.

Prefeito Neto destaca simbolismo do Marco Zero para a cidade – Cris Oliveira/PMVR
Para o prefeito Antonio Francisco Neto, o Marco Zero representa mais do que uma obra: é um marco simbólico da valorização da identidade do povo volta-redondense. “Apesar de jovem, nosso município tem uma história muito valiosa. É muito simbólico inaugurar o Marco Zero dentro das comemorações dos 71 anos da nossa cidade. É mais um legado que deixamos, como tantas outras obras entregues neste mês de julho”, destacou. O prefeito também parabenizou os responsáveis pelo projeto: “Parabéns ao Sodré, ao Faria e a toda equipe envolvida. Tenho certeza de que este local será um importante ponto turístico de Volta Redonda”, disse Neto.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, explicou que o Marco Zero foi idealizado como elo entre o passado e o presente da cidade. “Ele representa o início da nossa cidade, o centro da nossa identidade. O Marco Zero é mais do que um monumento: é um convite à memória, à celebração e à continuidade do futuro que estamos construindo juntos”, disse. Sodré fez questão de enfatizar que o projeto é resultado de um esforço coletivo, envolvendo diversas secretarias, servidores, lideranças e o vice-prefeito Sebastião Faria.
Emocionado, Faria falou da importância da obra. “É uma honra muito grande participar deste momento histórico para Volta Redonda. O Marco Zero simboliza o início e também o crescimento da nossa cidade. É uma forma de homenagear todos que contribuíram com o nosso desenvolvimento”, destacou o vice-prefeito.
A solenidade contou ainda com a presença do bispo da Diocese Barra do Piraí – Volta Redonda, Dom Luiz Henrique da Silva Brito, acompanhado do pároco local, Padre Juarez. Dom Luiz enalteceu o significado do monumento: “O Marco Zero é uma iniciativa fantástica. Um povo que não tem memória não cresce. Que ele nos inspire a lutar por um futuro melhor para nossa cidade”.
O deputado estadual Munir Neto também participou da cerimônia e parabenizou a iniciativa. “O Sodré, quando secretário de Educação, inaugurou a maior creche do Brasil. Agora, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, está finalizando o Museu de Ciência, licitando o ‘Parque RJ’ com investimento de R$ 50 milhões e ainda entrega este importante monumento que ajuda a contar a história da nossa cidade para as novas gerações”, destacou Munir.
Além das falas e homenagens, o evento teve a participação musical dos alunos do projeto “Volta Redonda Cidade da Música”, que encantaram o público presente e reforçaram o valor simbólico da cultura local.
A inauguração também contou com diversas autoridades municipais e teve apresentação dos alunos do Projeto Volta Redonda Cidade da Música.
Segurança
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou que foram instaladas câmeras para monitorar o Marco Zero. “Até aqui no Marco Zero a cidade é monitorada. Tenho certeza que aqui vai virar um ponto de visitação de escolas, de pessoas que querem conhecer a História da cidade, e vamos garantir um ambiente seguro para uma cidade cada vez mais evoluída. Parabéns ao prefeito Neto e ao Sodré pela belíssima ideia. Finalizar o mês de aniversário da nossa cidade com uma inauguração tão importante, demonstra que Volta Redonda é diferenciada”, ressaltou.
City tour
Símbolo de pertencimento, o Marco Zero também passa a integrar o roteiro do city tour “Turistando em VR”, programa que percorre os principais marcos históricos, culturais e naturais de Volta Redonda, evidenciando o papel da cidade como guardiã de memórias e palco de novas experiências.


