TERESÓPOLIS
Cerca de 600 filhotes de jabutis-piranga foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal na tarde de quinta-feira, 31 de julho, em um ônibus interestadual que passava pela BR-116, na altura de Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Os animais estavam escondidos dentro de malas no bagageiro do veículo e eram transportados de forma ilegal em condições precárias.
A apreensão ocorreu por volta das 14h30min, durante uma fiscalização de rotina realizada por agentes da 4ª Delegacia da PRF (Magé). O ônibus fazia a linha Natal (RN) – Rio de Janeiro (RJ). Ao revistarem a bagagem de um dos passageiros, os policiais encontraram centenas de filhotes acondicionados de maneira inadequada, o que causou a morte de alguns deles.
O responsável pela carga havia embarcado em Feira de Santana, na Bahia, e afirmou que o destino seria Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ele admitiu que receberia pagamento pelo transporte, alegando ser a primeira vez que cometia o crime. No entanto, foi constatado que ele já havia sido preso em 2015 pela mesma prática.
A carga de animais silvestres foi encaminhada à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, na Cidade da Polícia, no Rio de Janeiro. A venda ilegal de jabutis pode render até R$ 700 por exemplar no mercado clandestino. O caso está sendo investigado.














