SUL FLUMINENSE
Representantes do Sul Fluminense participaram de uma visita institucional à unidade da ArcelorMittal em Belo Horizonte (MG), com o objetivo de conhecer de perto as iniciativas de inovação e tecnologia da companhia. A programação oficial incluiu atividades no Açolab, laboratório de inovação da empresa, e no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), onde são desenvolvidas soluções voltadas à sustentabilidade, novos materiais e processos industriais.
O CIT, vinculado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), é formado por um conjunto de laboratórios com o propósito de promover a competitividade por meio da ciência aplicada aos desafios tecnológicos da indústria brasileira. Entre os visitantes estavam representantes do Sebrae, das prefeituras de Itatiaia e Resende e da Metalsul.
“Acreditamos que conexões como essa contribuem para fortalecer não somente a ArcelorMittal e a cadeia do aço, mas também o próprio ecossistema de inovação e empreendedorismo“, destaca o diretor de Transformação do Negócio da ArcelorMittal, Rodrigo Carazolli.
“A visita foi extremamente inspiradora e enriquecedora. Fiquei impressionado com o nível de dedicação à inovação e ao cuidado com as pessoas envolvidas nesse processo. Volto para Itatiaia motivado e com a responsabilidade de aplicar esse aprendizado na nossa região. Agradeço muito pela oportunidade e pela recepção em Belo Horizonte”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia, Isaque Farizel.
A comitiva foi recebida pela equipe da ArcelorMittal e pelo diretor de Transformação do Negócio, que apresentou a visão da empresa e seu ecossistema de inovação. Ao longo do dia, os visitantes também conheceram o Centro de Inovação e Tecnologia, que concentra pesquisas em áreas como metalurgia, engenharia de superfície, metal mecânica e meio ambiente.
Luiz Fernando Vitorino, Superintendente de Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Resende, achou fundamental a visita. Ele destacou a importância de conhecer os projetos da empresa, elogiou a competência dos envolvidos e expressou gratidão pela oportunidade. “Planejo estreitar a colaboração para futuros projetos, e a prioridade da empresa em investir em talentos e pessoas, com foco no desenvolvimento humano, foi o que mais me chamou a atenção”, conta.
Para a Gestora de Projetos do Setor Industrial da Região Médio Paraíba do Sebrae RJ, Patrícia Rocha, foi uma excelente oportunidade para reunir parceiros e discutir a temática de inovação como um vetor para o desenvolvimento sustentável da região. “Levamos insights valiosos sobre possíveis ferramentas e caminhos para fortalecer o ecossistema local de inovação, assim como a certeza do impacto desta temática na diversificação da matriz econômica e a importância do papel dos diferentes atores neste processo”, destaca.