ITATIAIA
Auditores Fiscais da Receita Estadual apreenderam, nesta sexta-feira, 11, cerca de 700 mil maços de cigarro transportados por dois caminhões no Posto de Controle Fiscal de Nhangapi, localizado na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A operação, em Itatiaia, contou com o apoio de agentes da Operação Foco.
Durante a fiscalização, foi constatado que a nota fiscal apresentada pelos transportadores declarava apenas 10% da carga real. A irregularidade resultou na apreensão da mercadoria e na emissão de um auto de infração no valor de aproximadamente R$ 3,2 milhões, correspondente ao imposto devido e à multa. Estima-se que o carregamento esteja avaliado em cerca de R$ 4,5 milhões.
A ação reforça o papel dos Postos de Controle Fiscal na fiscalização de mercadorias e no combate à sonegação de impostos e à concorrência desleal. O posto de Nhangapi é o maior entre os três instalados nas divisas do Estado do Rio. Os outros ficam em Levy Gasparian (fronteira com Minas Gerais) e Morro do Coco (divisa com o Espírito Santo). Esses pontos operam 24 horas por dia para garantir o cumprimento da legislação tributária estadual.