RESENDE
Valorizar os produtores locais, estimular o turismo regional e celebrar a cultura da cachaça artesanal, reconhecida como Patrimônio Histórico Cultural do Estado. Com estes objetivos, Visconde de Mauá, será palco da segunda edição do Festival da Cachaça, entre os dias 18 e 20 de julho de 2025. O evento realizado pela Associação dos Produtores de Cachaça das Agulhas Negras tem apoio do Sebrae Rio e das prefeituras de Resende e Itatiaia.
A região das Agulhas Negras, composta pelos municípios de Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real, faz parte da rota da cachaça fluminense, que reúne mais de 70 alambiques. A programação do festival inclui apresentações musicais ao vivo, oficinas gastronômicas e de drinks, degustações e venda das melhores cachaças artesanais da região. A entrada é gratuita, mas para a degustação é preciso adquirir a caneca oficial do evento nos dias do evento.
Apoio ao empreendedorismo local
Como parte do suporte aos produtores e comerciantes da região, o Sebrae está oferecendo oficinas gratuitas para a qualificação e o fortalecimento dos negócios. Entre elas, destaca-se a capacitação “Dominando o digital – Estratégia para crescer o seu negócio”, realizada no início de julho.
“Este evento busca valorizar os produtores das Agulhas Negras. Visconde de Mauá é conhecida por suas belezas naturais e o festival quer incentivar ainda mais a cultura e o turismo local. É um evento com uma programação diversa e que irá promover experiências sensoriais. O festival reunirá tradição, sabores e hospitalidade em um cenário deslumbrante de montanhas e natureza exuberante”, destacou Helana Daer, analista do Sebrae Rio na Região do Médio Paraíba.
Programação
18 de julho (sexta-feira)
Abertura do festival;
Apresentação musical: Nós nas Cordas;
Oficina “Cachaça às cegas” com Claudio Rangel.
19 de julho (sábado)
Apresentação musical: Kika Porto;
Oficina gastronômica com Mônica Rangel;
Oficina de Charuto;
Apresentação musical: Thiago Zaidan;
Oficina de Caipirinha com Claudio Rangel;
Oficina de Caipirinha com Petrus;
Apresentação musical: Quartetum Brasil.
20 de julho (domingo)
Apresentação musical: Maria Fortunato;
Oficina gastronômica com Rô Gouveia e Ciça Roxo;
Oficina de drinks com Rô Gouveia e Ciça Roxo;
Apresentação musical: Márcio Henrique e Gabriel.