MPRJ recomenda que cidades Sul fluminense regularizem serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário

físicas e financeiras compatíveis com preceitos do Marco Legal do Saneamento

Por Roze Martins
a voz da cidade

SUL FLUMINENSE

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Barra do Piraí, expediu Recomendações, nesta quarta-feira, dia 25, aos municípios de Rio das Flores, Paracambi, Valença, Barra do Piraí e Piraí para que as despesas necessárias para o cumprimento do Marco Legal do Saneamento sejam consideradas na elaboração do novo Plano Plurianual (2026-2029), Lei de Diretrizes Orçamentárias 2026 e Lei Orçamentária Anual 2026.

O Marco do Saneamento traz como metas a universalização da oferta de água potável e a coleta e tratamento de esgoto para toda a população brasileira, bem como define diretrizes para limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais urbanas.

De acordo com as Recomendações, os cinco municípios devem inserir no Plano Plurianual (PPA) metas físicas e financeiras compatíveis com preceitos do Marco Legal do Saneamento; articular as metas do PPA com os planos municipais de saneamento básico e com eventuais contratos de concessão e planos de metas contratualizados; assegurar, na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, a alocação de recursos suficientes e compatíveis com as metas físicas estabelecidas no PPA e priorizadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e considerar as prioridades e metas relacionadas à universalização do saneamento básico. O prazo para resposta é de 30 dias.

Essas Recomendações foram expedidas no bojo de um procedimento administrativo instaurado pela 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Barra do Piraí para acompanhar a adequação dos referidos instrumentos orçamentários dos municípios de Rio das Flores, Paracambi, Valença, Barra do Piraí e Piraí.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos