BARRA MANSA
O feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira, dia 19, pela igreja católica, será mar-cado com missas e procissão nas cidades de Barra Mansa e Volta Redonda. A data, que acontece 60 dias após a Páscoa, faz memória à realização da última ceia de Jesus Cristo com os Apóstolos, momento em que foi instituída a Eucaristia. Nas duas cidades, o Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique, irá presidir a Santa Missa, sendo em Volta Redonda ás 10 horas no Santuário do Coração Eucarístico de Jesus, no distrito Floriano, e às 17 horas na co-catedral Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, os fiéis seguirão em procissão até a Cúria Diocesana, na Vila Santa Cecília.
“Celebraremos a festa de Corpus Christi, momento especial em que expressamos publicamente a nossa fé na presença real de Jesus Eucarístico. Procure conhecer os eventos na sua região e participe conosco”, destacou Dom Luiz Henrique.
Em Barra Mansa, conforme informou o padre René Luiz Paulino de Oliveira, pároco da paróquia de São Sebastião, o dia de Corpus Christi será celebrado com uma missa às 8 horas, na Igreja Matriz. As 16 horas haverá a missa solene e depois a procissão pelas ruas do Centro. Ao retornarem para a igreja, os fiéis receberão uma benção final com o santissimo sacramento no adro da igreja. A confecção dos tapetes que vão decorar a igreja e praça da Matriz, segundo o padre, ficou a cargo das comunidades pastorais.
Ao explicar sobre a importância desta celebração, para os católicos, o padre ressaltou que a festa de Corpus Christi
ou Corpo e Sangue de Cristo celebra solenemente a presença real de Jesus Cristo nas espécies consagradas do pão e do vinho ofertados pelos fiéis reunidos em comunidade de fë.
“Quando realizamos a procissão de Corpus Christi, nós fiéis católicos queremos manifestar a nossa alegria do Senhor que está vivo no nosso meio e que se faz na Eucaristia, na hóstia e no vinho consagrados, nossa verdadeira comida e nossa verdadeira bebi-da, alimentando e inebriando nos com a sua própria vida feita sacrifício de amor e de eternidade. Com esta manifestação pública de fé, animados e em comum união por, com e em Cristo, proclamamos a ressurreição do Senhor e queremos um mundo mais irmão de alegria, de justiça e de paz entre todas as pessoas e povos “, disse o padre.