ANGRA DOS REIS
Depois de um ano de muito aprendizado e dedicação, 170 jovens de Angra dos Reis subiram ao palco, na sexta-feira, dia 6, para comemorar a conclusão do Programa Minha Oportunidade Pro. A formatura, realizada no Iate Clube Aquidabã, marcou o encerramento de um importante ciclo, com aulas teóricas, práticas e vivências que aproximaram os participantes do mercado de trabalho. Além do prefeito Cláudio Ferreti e do secretário executivo de Juventude, William Gama, também participaram da cerimônia o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato; a superintendente estadual da Juventude, Luan Monteiro; a secretária especial da Juventude Carioca, Gabriela Rodrigues; o gerente de atendimento do CIEE Rio, Danilo Politi; o coordenador de Educação Profissional da Firjan Senai, Édson Wander; vereadores e secretários municipais e integrantes do Conselho Municipal da Juventude.

Jovens de Angra recebem formação e bolsa de R$ 600 por 12 meses – Divulgação PMAR
O programa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE Rio) e o Firjan Senai, e beneficiou moradores de 16 a 25 anos com bolsa-auxílio de R$ 600, transporte e uma carga horária de 20 horas semanais ao longo de 12 meses. Seu conteúdo foi dividido entre práticas em secretarias municipais e cursos profissionalizantes nos bairros Jacuecanga, Parque Mambucaba, Casa da Juventude (Centro) e Vila do Abraão, na Ilha Grande.
Nos primeiros seis meses, metade dos jovens iniciou os cursos do Senai, enquanto a outra metade participou de oficinas do CIEE. Depois, os grupos inverteram. O Senai ofereceu as formações de Mecânico de Motores de Ciclo Otto, Assistente Administrativo e Instalador de Sistemas, enquanto o CIEE promoveu oficinas de desenvolvimento humano, vocacional e preparação para o mundo do trabalho. “Essa formatura simboliza o compromisso de Angra com o futuro da nossa juventude. Pelo Programa Minha Oportunidade Pro, temos aberto portas, oferecido formação e mostrado que nossos jovens têm vez e voz. Seguiremos ampliando essas oportunidades, porque investir neles é construir uma Angra mais justa e cheia de possibilidades”, comentou o prefeito Cláudio Ferreti.
Cerimônia
A cerimônia de formatura, com a presença dos 170 formandos e seus familiares, teve início com a apresentação do Coral Guarani de Angra dos Reis e emocionou o público com vídeos de depoimentos dos formandos. Na sequência, os alunos receberam seus certificados do CIEE e do programa.
Durante a solenidade, também foram entregues placas de homenagem aos idealizadores do programa. “O Minha Oportunidade Pro é uma ação concreta que transforma vidas. Um divisor de água na vida dos jovens angrenses. Nosso compromisso é seguir investindo na juventude de Angra dos Reis, oferecendo caminhos reais de crescimento e autonomia”, destacou o secretário executivo de Juventude, William Gama.