PORTO REAL
O município poderá ter Programa de Entrega Domiciliar Gratuita de Medicamentos de Uso Contínuo para idosos e pessoas com deficiência atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Plenário aprovou indicação do vereador Philippe de Paula Paiva (Republicanos) para a criação do programa que visa facilitar o acesso a tratamentos contínuos para moradores que enfrentam dificuldades de mobilidade, especialmente aqueles em áreas afastadas ou com limitações físicas. A propositura foi encaminhada para apreciação do prefeito Alexandre Serfiotis.
Segundo o Philippe, a iniciativa representa um avanço na política pública de saúde, ao garantir equidade e qualidade de vida a populações mais vulneráveis. “O programa busca romper barreiras logísticas e oferecer mais dignidade a quem depende do sistema Único de Saúde (SUS), assegurando a continuidade do tratamento com mais conforto e segurança”, afirmou o vereador.
O parlamentar destaca que a medida também contribui para a adesão aos tratamentos médicos e reduz a sobrecarga nos postos de saúde, que muitas vezes recebem pacientes apenas para retirada de medicamentos de uso contínuo. “A entrega domiciliar deve seguir critérios técnicos e será gratuita. Se implantada, a ação será um reforço ao princípio de universalização do SUS, atendendo diretamente a um dos pilares da política de saúde, o acesso equitativo aos serviços, com atenção especial às pessoas que mais precisam de suporte para manter sua rotina de cuidados”, complementou o vereador.