BARRA MANSA
Mesmo com os últimos acontecimentos da cidade, na noite de quarta-feira, dia 15, envolvendo a morte de três pessoas, além de três feridos, no Centro, a programação da tradicional festa de São Sebastião, em comemoração ao dia do padroeiro da cidade – 20 de janeiro -, está mantida, conforme garantiu o padre René Luiz Paulino de Oliveira, pároco de São Sebastião. De acordo com ele, em entrevista ao A VOZ DA CIDADE, para garantir mais segurança ao público do evento, que começou nesta quinta-feira, dia 16, algumas medidas e adaptações foram tomadas.
De acordo com ele, após reunião com a equipe de coordenação da festa e algumas outras lideranças da paróquia, ficou decido que o evento no seu primeiro dia seria encerrado às 22 horas e que o retorno dos colaboradores de áreas mais distantes do Centro será sempre às 21 horas. Além de ter enviado um documento oficial ao prefeito Furlani, solicitando mais efetivo de segurança na Praça da Matriz, onde acontece a festa, ele também fez contato com o comando do 28º BPM. “O prefeito me ligou, colocando-se à disposição para garantir tudo que for necessário para que a festa aconteça. Então, o que nós temos a afirmar por ora é que a programação da festa acontecerá dentro da normalidade e nós estaremos rezando para que Deus nos dê paz e sossego em nossas vidas e para todo cidadão e trabalhador de Barra Mansa. O tenente-coronel da PMRJ garantiu a segurança desta força policial na festa, e serão duas viaturas na praça, além da ronda de motocicletas da Polícia Militar no entorno da festa”, explicou o pároco.
Na tarde desta quinta-feira, a equipe do A VOZ DA CIDADE acompanhou a montagem das barracas da festa de São Sebastião, que segue com uma programação com atividades religiosas, esportivas, culturais e gastronômicas até segunda-feira, dia 20.
“As equipes trabalharam na montagem normalmente nesta quinta-feira. A juventude, senhores e senhores, estavam desse cedo aqui na matriz, já preparando a massa da tradicional pizza frita, que demanda todo um trabalho com antecedência. Então, se Deus quiser, vai dar tudo certo e nós faremos a nossa festa de São Sebastião acontecer”, garantiu o padre.
Programação religiosa e social
A celebração religiosa, que é uma das mais tradicionais da região, reúne muitos devotos. Neste ano, o evento terá início no dia 20, às 6 horas da manhã, com a missa pelas famílias, seguida da missa pela juventude às 7h30min. Às 9 horas haverá procissão e missa pelas crianças; às 11 horas haverá acolhida à população de Pessoas com Deficiência (PC) e às 13 horas será a missa das pastorais sociais. A missa solene seguida de procissão está marcada para às 15 horas e a procissão pelas ruas da cidade será às 16h30min, encerrando uma missa pelos devotos às 19 horas.
Já a programação social ficará por conta do show de Os Danados, na sexta-feira, dia 17, Tico Balanço, Beth Balanço e Banda, no sábado, dia 18, Jô e Samuel, dia 19, e Rodrigo Gavi, dia 20.
Alterações no trânsito e segurança
Durante os dias de celebração, a Rua Monsenhor Costa, no Centro, permanecerá fechada e os moradores que precisarem passar pelo local poderão fazer o desvio pela Rua Duque de Caxias para chegar à Avenida Joaquim Leite, ou acessar a Rua Mário Ramos, passando por um trecho da Rua Monsenhor Costa ou da Rua Andrade Figueira, chegando também ao mesmo destino.