BARRA MANSA
A vice-prefeita Luciana Alves será também secretária da Pessoa com Deficiência, enquanto Linamar Carvalho Alves ocupará a pasta de Habitação. A informação foi confirmada pelo prefeito eleito Luiz Furlani ao jornal A VOZ DA CIDADE. Essas duas secretarias serão criadas a partir de janeiro de 2025. A de Habitação já existia como coordenadoria. Além dessas, outras três já foram aprovadas pelo Legislativo para funcionamento: a de Comunicação, que passou de coordenadoria para secretaria; a da Mulher; e a de Relações Institucionais e Governança Corporativa.
Outro anúncio feito por Furlani ao jornal foi a nomeação de Roberto Beleza para a recém-criada Secretaria de Proteção Animal e de José Luiz Vaneli, o Leiteiro, para a Secretaria de Governo. O prefeito eleito ainda não oficializou, mas já declarou que a primeira-dama, a advogada Joseane Ricarte, assumirá a Secretaria de Assistência Social.
Na Secretaria de Comunicação, que anteriormente era uma coordenadoria, continuará Diego Raffide. Gabriel Ramos Resende permanecerá na Secretaria de Administração; José Geraldo dos Santos, o Zeca, seguirá na direção do Saae; Leonardo Ramos na Secretaria de Finanças; Bruno Meirelles na Secretaria de Desenvolvimento Rural; Cesar Catapreta na Procuradoria-Geral; Marcelo Bravo na Fundação Cultura; e Eros dos Santos na de Planejamento Urbano.
O jornal A VOZ DA CIDADE já havia informado anteriormente quatro outros nomes: dois que continuarão – Sérgio Gomes na Secretaria de Saúde e Fátima Lima na de Educação – e dois que assumirão novas secretarias. César Carvalho sairá da Manutenção Urbana para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação; e Fanuel Fernando deixará a Assistência Social para comandar a Susesp, responsável pela manutenção urbana e aparência da cidade.
NOVAS SECRETARIAS
Em entrevista ao jornal, Linamar, a nova secretária de Habitação, destacou que há um planejamento elaborado pelo prefeito Furlani para a regularização de habitações e a construção de novas unidades. Segundo ela, a regularização será o foco inicial. “Queremos implantar em Barra Mansa o Reurb, que é voltado para atender imóveis que precisam de regularização. Essa pasta era vinculada ao Planejamento Urbano, e atualmente existem na cidade 12 núcleos com planejamento de regularização em andamento”, disse.
Linamar é ligada às questões habitacionais da cidade. Advogada de formação, corretora de imóveis, perita avaliadora e pós-graduada em Direito Civil, atua no governo do atual prefeito Rodrigo Drable como coordenadora de Administração na Secretaria de Finanças. Ela também é presidente da Comissão de ITBI, membro da Comissão de Regularização Imobiliária e da Junta de Avaliação Imobiliária.
Já a vice-prefeita Luciana Alves, que desenvolveu ações voltadas para ajudar pessoas com deficiência durante seu mandato como vereadora, destacou que a nova Secretaria da Pessoa com Deficiência será uma pasta que trabalhará em conjunto com várias outras, já que a inclusão é necessária em diversos setores. “Desde o desenvolvimento econômico, promovendo a inclusão no mercado de trabalho, até a educação, com agentes de apoio nas escolas, e a saúde, com mais vagas para fisioterapeutas e psicólogos”, disse.
Luciana ressaltou que, embora a cidade não tivesse essa secretaria anteriormente, já está à frente de muitas outras no trabalho com pessoas com deficiência. “Existe um trabalho bonito, mas ainda há muito a ser feito. As pessoas só precisam de oportunidade. Elas têm limitações, mas também muitas potencialidades, e procuramos sempre enxergar isso. Quem me mostra isso diariamente é minha filha Ester (que tem Síndrome de Down – trissomia do 21). Ela me faz ver tantas potências nas pessoas”, concluiu.