VOLTA REDONDA
A Fundação Beatriz Gama (FBG) celebrou, na terça-feira, dia 3, a formatura de cerca de 350 alunos dos cursos profissionalizantes gratuitos. A cerimônia de entrega de certificados aconteceu na sede da FBG, no Retiro, e contou com a presença de familiares e autoridades. Essa foi a segunda formatura do segundo semestre, sendo que a primeira ocorreu no Centro de Socioeducação Irmã Asunción de La Gándara Ustara (Cense Volta Redonda) e no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad).
O presidente da FBG, Vitor Hugo de Oliveira, participou da abertura da cerimônia e destacou a importância do evento. Ele agradeceu aos alunos e familiares pela presença e parabenizou o corpo docente pelos resultados obtidos. Segundo Vitor Hugo, esta é a segunda turma formada no ano, sendo que a primeira se graduou no primeiro semestre. Ele enfatizou que essa é a maior turma dos últimos anos. “Estamos com 12 cursos profissionais aqui dentro, e os nossos instrutores são de ponta”, afirmou.
Durante o evento, a secretária de Assistência Social, Rosane Marques, falou sobre a parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e a FBG para a realização dos cursos. Ela explicou que, por meio da SMAS, foram realizadas três oficinas: ornamentação de eventos, depilação e maquiagem, beneficiando cerca de 70 alunos de bairros como Siderlândia, Retiro e Santo Agostinho. “A empregabilidade é importante porque preparamos mão de obra para o comércio e o atendimento ao público. Assim, ajudamos as famílias a se reorganizarem e conquistarem uma fonte de renda para o dia a dia”, destacou Rosane.
Público-alvo e cursos oferecidos
O público-alvo do Projeto Cursos Profissionalizantes é formado por adolescentes, jovens e adultos com idade a partir de 14 anos, moradores de Volta Redonda. As aulas tiveram início em agosto e foram realizadas em diferentes localidades, com diversos cursos oferecidos:
- Na sede da FBG: cabeleireiro, corte e costura, confeitaria, depilação com design de sobrancelhas, estética corporal, maquiagem, mecânica de autos, manicure com alongamento de unhas em gel, empreendedorismo e tranças;
- No Cras Santo Agostinho: ornamentação de eventos.
- No Cras Retiro: empreendedorismo;
- No Cras Açude: depilação com design de sobrancelhas e maquiagem.
Objetivo do projeto
O Projeto Cursos Profissionalizantes tem como foco a capacitação de jovens e adultos, promovida pela Fundação Beatriz Gama. O objetivo é aperfeiçoar habilidades, proporcionando oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Com duração de quatro meses, os cursos têm 70% das aulas em formato prático, com conteúdo alinhado às demandas reais do mercado. Essa abordagem possibilita o desenvolvimento do empreendedorismo e a geração de renda, transformando a vida dos participantes.