ANGRA DOS REIS
Cinco alunos da Unidade de Trabalho Diferenciado – Altas Habilidades Superdotação de Angra dos Reis, oriundos das escolas municipais Tereza Pinheiro e Júlio César Almeida Laranjeira, participaram como colaboradores do livro “Ciência: arte de explicar”, feito por 28 estudantes de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro.
O título foi extraído da canção criada por Catarina Balduíno, de 11 anos, aluna da UTD de Angra dos Reis, que teve a oportunidade de interpretá-la durante o evento de lançamento do livro no último dia 9 de novembro.
“Estamos muito felizes e orgulhosos de ver o reconhecimento dos nossos alunos. O livro mostra a trajetória e os trabalhos que foram desenvolvidos no último ano. Só temos motivos para comemorar”, comentou a diretora da UTD de Angra, Luciana Badaró.
A obra é um desdobramento da Olimpíada de Ciência e Arte, promovida pela Fundação CECIERJ (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro); e está disponível no site da Fundação CECIERJ e no link.
Em Angra, alunos que apresentam altas habilidades e superdotação contam com um atendimento pedagógico especializado na UTD, mantida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.
No espaço, é realizada suplementação pedagógica nas áreas de texto, ciências, matemática e artes, para estudantes de 11 a 16 anos da rede municipal de ensino
Atualmente, 141 alunos estão matriculados na unidade, que funciona na E.M. Júlio César de Almeida Laranjeira, no Parque das Palmeiras.